segunda-feira, 30 de junho de 2014

Grande Batismo em Águas, marca a festa de primeiro aniversário do Pr. Isaac Dias em Caicó - RN.



Cento e cinquenta e um novos convertidos, foram batizados em águas nas comemorações do primeiro aniversário do Pr. Isaac Dias na AD em Caicó.
Veja fotos do Batismo:
















+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Blog Não é da Conta de Ninguém
Pastor Edinaldo Domingos
ADPARAÚ





sexta-feira, 27 de junho de 2014

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Dep. Antonio Jácome, presidente estadual do PMN no RN, presidirá convenção do partido nesta sexta-feira, dia 27 de Junho.




O PMN fará a sua Convenção Estadual nesta sexta-feira, 27 de junho, no ginásio poliesportivo do Colégio Hipócrates , Zona Norte de Natal.
O partido, que é presidido pelo deputado Antônio Jácome , apresentará os seus candidatos a Deputado Estadual e Federal!
Participe e convide seus amigos!

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Blog Não é da Conta de Ninguém
Pastor Edinaldo Domingos
ADPARAÚ

sábado, 21 de junho de 2014

O anticristo e a copa do mundo (Dn 8,25) - Por Marlon Araújo


Esse personagem fará a sua entrada no cenário mundial como um homem de paz; talvez ele até ganhe um prêmio Nobel.
Ele garantirá a paz para Israel e o Oriente médio e assinará um tratado de paz de 7 anos, que será quebrado depois 3 e meio, Dn 9.27.
O anticristo será um homem de charme e carisma quase hipnóticos; ele virá do mar da nações, muitos estudiosos estão convencidos de que ele terá uma herança judaica; eu concordo porque de Israel procede bênção e maldição, salvação e juízo.
Ele será um Judeu-ateu; judeu porque vai conhece a liturgia do culto e ateu porque vai colocar as nações contra DEUS.
Mais o que tem haver a copa do mundo com ele? um evento mundial aonde os povos espera 4 anos para mostra seus corações patriotas.
Na minha opinião! (não sou nenhum erudito, mais tenho opinião) tudo haver.
A copa do mundo é considerado o maior evento do futebol; aonde a Fifa manter a ordem com lema do Fair-Play, ou o jogo limpo, isso é mostrando através das seleções representadas pelos seus países.
Talvez você seja um legalista e esta criticando a copa, mas a Bíblia diz examinai tudo retendo o que é bom 1Ts 5.21; mas o legalista que sempre entende errado a Palavra, ele não examina nada e retém o que é ruim.
Você que ver uma coisa boa nessa copa? alguns países que fazem parte da janela 10-40 estão aqui na nossa nação sendo Evangelizadas pelos Crentes apaixonados por almas; e o caso da Seleção do Irã, Argélia, Colômbia e a Nigéria, tente imaginar esses países que é muito difícil pregar o Evangelho sendo Evangelizadas no nosso querido Brasil.
Você pode até criticar a copa, e também quem assiste os jogos da copa, mais você não pode ver um site imoral que seus dedos na mesma hora, dar lugar ao pecado: Irmão quando muito se aperta a torneira ela vaza, então acabe com esse espirito de criticas.
O anticristo que irá domina o mundo usará um adágio no seu governo: Unidos prevaleceremos; divididos, cairemos.
Nesse adágio ele vai unir as nações como suas aliadas, para guerrear contra Israel, depois contra o CORDEIRO.
Na copa do mundo não existe fronteiras a unidade é a palavra-chave e absoluta, como era na antiguidade; você pode cultuar o seu próprio deus, mas em nome de Cesar.
O anticristo que é politicamente correto, e aonde o seu espirito já está no mundo atuando, está usando o futebol sim! é nós estamos vendo nessa copa do mundo o mar das nações unidos sem O SENHOR DEUS DOS CÉUS E DA TERRA.
Eles unidos na diversidade, acham que o mundo é deles e ponto final, mais se o diabo tem seus propósitos o SENHOR também tem o DELE, nós somos unidos de alma, Fp 2.2: estaremos sempre unidos com o SENHOR, não gostamos do mundo, mais nossa copa será no céu, aonde Paulo fala do prêmio incorruptível de Glória; então se desligue um pouco das coisas da terra, e comece a buscar as coisas de cima que são eternas.
Então parábola, tire a trave e lance a rede porque o juiz do mundo é iníquo.
SHALOM LA-RHEMA.

Autor: Marlon Araújo é Bacharel em Teologia formado na IBMS-RJ , Auxiliar de Trabalho, Articulista da revista AD em Foco, conferencista e casado com irmã Raquel Aráujo e pai de Ysrael David.
Contatos: tel: 33324880 Cel:  88381308-96400059
Email: marlon_profeta86@hotmail.com

Extraído do Blog do amigo Cleiton Albino

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Blog Não é da Conta de Ninguém
Pastor Edinaldo Domingos
ADPARAÚ

quinta-feira, 19 de junho de 2014

sábado, 14 de junho de 2014

Subsídio Escola Dominical - Lição11 - O Presbítero, Bispo e ou Ancião.

EBD180
Prof. Ev. José Roberto A. Barbosa
www.subsidioebd.blogspot.com
Twitter: @subsidioEBD
INTRODUÇÃO
Além dos ministérios de Ef. 4.11 existem algumas funções eclesiásticas, que visam a organização das igrejas cristãs, dentre elas destacamos o de presbítero. Na verdade esse seria mais bem caracterizado como um título, e não um ministério eclesiástico. Isso porque os dons ministeriais são provenientes diretamente de Cristo. Os títulos eclesiásticos, por sua vez, são necessidades às quais as lideranças reconhecem, para a organização institucional. Na aula de hoje mostraremos a origem do termo, seu desdobramento no Novo Testamento, e ao final, as qualificações para a escolha dos presbíteros.
1. A ORIGEM DO PRESBÍTERO, BISPO OU ANCIÃO
O termo presbítero remete à palavra hebraica zaqen, com o significado de ancião, utilizada inclusive em contextos mundanos (Gn. 18.11; Js. 6.21; I Sm. 28.14; Sl. 119.100; Ec. 4.13). Os anciãos eram pessoas respeitadas, geralmente por causa da idade, por causa da experiência acumulada (Is. 65.20). Essa é uma alusão à importância que os mais idosos tinham entre os povos antigos. De tal modo que entre os judeus se lamentava a morte de um ancião, pois com ele partia a sabedoria (Lm. 2.21). Mas Deus não faz distinção de pessoas pela idade, há a promessa em Jl. 2.28, que chegaria o dia no qual o Senhor derramaria o Espírito sobre toda carne, incluindo os idosos. Em Israel o zaquen ocupava posição de liderança na comunidade (Ex. 3.16; Nm. 11.16; Dt. 5.23; I Rs. 8.1). Eles são citados nos momentos mais importantes da história daquela nação, especialmente por ocasião da renovação do pacto com Israel (Js. 24.31). A palavra grega presbyteros, no Novo Testamento, também significa ancião, e tinha relação com a liderança na sociedade judaica. O termo presbítero era bastante comum entre os líderes das igrejas de predominância judaica. Enquanto que nas igrejas de maioria gentia o título mais utilizado era o de episkopos, geralmente traduzido por bispo, que significa um supervisor. Isso porque a palavra bispo é uma junção de epi e skopos no grego, que literalmente carrega o sentido “daquele que ver de cima”, entre um grupo de pessoas. Os presbíteros, bispos ou anciãos eram as lideranças das igrejas locais nos tempos da igreja primitiva. O título de pastor, associado aos líderes da igreja, teria surgido posteriormente, adotado como ofício pelos ministérios protestantes. A opção por um modelo institucional de igreja, mesmo nos tempos da igreja primitiva, não tem uma tendência dogmática. Por isso algumas igrejas evangélicas são pastorais, presbiterianas, episcopais, entre outros.
2. O PRESBÍTERO, BISPO OU ANCIÃO NO NOVO TESTAMENTO
Com base em At. 20.17,28 e Tt. 1.5,7 compreendemos que os presbíteros (gr. presbyteros) e bispos (gr. episkopos) tinham a mesma função eclesiástica. Era responsabilidade deles o governo na igreja, sem desprezar o ensinamento, requerendo que alguns desses se afadigassem na palavra e no ensino, tornando-se dignos de honorários dobrados (I Tm. 5.17). Tito fora deixado em Creta, para “por em ordem as coisas restantes”, e instituir uma liderança a fim organizar as congregações locais (Tt. 1.5-9). Para isso precisava atentar para algumas qualificações, que destacamos: 1) ter filhos crentes (v. 6) – Paulo enfatiza esse princípio ao escrever a Timóteo (I Tm. 3.5), isso mostra que a vida e o serviço cristão devem iniciar no lar, evidentemente essa orientação se aplica aos filhos que são de menores e que estão debaixo da responsabilidade do pai; 2) despenseiros de Deus (v. 7) – o presbítero não é proprietário, apenas administrador das coisas de Deus, uma espécie de mordomo (Lc. 16.1-13), não pode dizer que isso ou aquilo lhe pertence, antes reconhece que Deus é o dono de tudo, principalmente do rebanho (At. 20.28,29); 3) não pode ser arrogante – não deve ser impositivo, querer fazer sempre o que deseja, em detrimento da vontade e interesse dos demais, para tanto precisa estar aberto à avaliação, e não ter receio de críticas e sugestões; 4) não irascível (v.7) – não pode se irritar com facilidade, evidentemente existe uma possibilidade de ira, e essa não é pecado (Ef. 4.26), mas a ira não deve controlar o obreiro, nada poderá tirá-lo do centro, que é a moderação, fruto do Espírito Santo (Gl. 5.22); 5) amigo do bem (v.8) – deve se aproximar de coisas boas, principalmente de boas pessoas, não deve perder o seu tempo com coisas que o distanciem de Deus, muito menos que não edificam; 6) justo (v. 8) – justiça, nesse contexto, não diz respeito à justificação em Cristo, mas a uma justiça moral, isto é, uma direção para fazer o que é direito, não o que é errado, se distanciando de práticas escusas que não agradam a Deus, mesmo que sejam consideradas normais pela sociedade; 7) piedoso (v. 8) – alguém que vive em santidade (I Pe. 1.16), sendo, portanto, diferente dos demais, não apenas na aparência, mas principalmente na experiência com Deus, por isso deve cultivar momentos de devoção com o Senhor, para leitura da Bíblia e oração; 8) que tenha domínio de si (v.8) – uma pessoa controlada, isto é, disciplinada, prática que envolve o uso do dinheiro e do tempo, sua mente e corpo estão sob controle, sujeitando-se ao Espírito Santo, em temperança (Gl. 5.22) e 9) apegado à palavra fiel (v. 9) – Deus é verdadeiro, e não há mentira em suas palavras, por isso o presbítero deve voltar-se para a sã doutrina (I Tm. 1.10), a fim de edificar a igreja e rejeitar os falsos ensinamentos.
3. AS QUALIFICAÇÕES DO PRESBÍTERO, BISPO OU ANCIÃO
Ao que tudo indica, com base em At. 14.23, os presbíteros eram nomeados para o cargo eclesiástico, talvez por eleição. Esses deveriam apresentar algumas qualificações para o exercício da função na igreja. A principal delas deveria ser uma experiência pessoal e profunda com Cristo, e identificação com as orientações apostólicas, considerando o testemunho daqueles que andaram com o Senhor (I Pe. 5.1). Fazendo assim os presbíteros seriam participantes da glória que será revelada em Cristo, testemunhada pelo próprio Pedro no monte da transfiguração (Mt. 17.1-5; II Pe. 1.15-18). O verbo “apascentai” (gr. poimanete) mostra uma alusão direta do presbítero com o pastorado. Aqueles que pastoreiam o rebanho de Deus devem fazê-lo seguindo o exemplo de Cristo, o Bom Pastor (Jo. 10.11; 21.15-17). O pastorado somente terá efeito se for desenvolvido por livre e espontânea vontade, não por obrigação, por meio da força, ninguém deve ser coagido a se tornar pastor (I Pe. 5.3). As igrejas seriam mais saudáveis se os pastores estivessem no ministério por vocação, não por interesses os mais diversos, e às vezes, meramente pessoais. Alguns deles continuam diante da igreja apenas como uma profissão, motivados tão somente pelo dinheiro que  haverão de receber. Alguns desses se tornarem dominadores da igreja, às vezes pensam que são donos dela, querem barganhar com o povo de Deus, principalmente nos períodos eleitorais. Em alguns casos essas líderes abusam espiritual do rebanho, resultando em feridas incuráveis, e o pior, em nome de Deus. Os pastores que são pastores têm uma terna preocupação com as ovelhas de Deus, eles alimentam o rebanho do Senhor, protegendo-o dos ladrões e saqueadores (At. 20.28-35). Eles também as supervisionam, acompanhado suas necessidades, não “por sórdida ganância, mas de boa vontade”. É justo que o pastor seja remunerado (I Co. 9.1; I Tm. 5.17, 18), mas esse não pode ser avarento (I T. 3.3), muito menos cobiçoso (Tt. 1.7). O pastor-presbítero deve ser um exemplo para o rebanho, somente assim alcançará a promessa de Cristo, quando Ele retornar em glória (I Pe. 1.7,8).

CONCLUSÃO

Muitas pessoas querem ser pastor, presbítero, bispo ou ancião, mas nem todas estão dispostas a pagar o preço que esse título requer. Aqueles que trabalharem com dignidade receberão do Pastor Fiel uma coroa de glória, uma recompensa perfeita para uma herança incorruptível. Que nesses anos, marcados pela ganância, Deus levante pastores-presbíteros-bispos-anciãos comprometidos com o rebanho, e cientes do julgamento futuro do Supremo Pastor.

Fonte:  Ev. José Roberto A. Barbosa
             www.subsidioebd.blogspot.com
            Twitter: @subsidioEBDEvangélicos, 


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Blog Não é da Conta de Ninguém
Pastor Edinaldo Domingos
ADPARAÚ

sexta-feira, 13 de junho de 2014

AD Belenzinho realizará nesta sexta (13 de Junho), grande Vígilia em São Paulo





AD Belenzinho (SP) realiza hoje vigília em prol dos projetos de evangelismo durante a Copa Vigília acontece nesta sexta (13) no novo Templo-Sede da AD Ministério do Belém em SP Novo Templo em fase de acabamento sediará evento (Foto Tiago Bertulino) Nesta sexta-feira, 13 de Junho, a partir das 23h, a Assembleia de Deus, Sede do Ministério do Belém em São Paulo, estará realizando uma vigília em prol dos projetos de evangelização da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) durante a Copa do Mundo. De acordo com os organizadores, o propósito é buscar de Deus a capacitação dos voluntários que estarão em campo levando as boas novas de Cristo. Essa vigília é um trabalho integrante do projeto The Call Brasil - Dia Mundial de Evangelização que acontecerá nos dias 14 e 15 deste mês de junho. O trabalho, realizado pela Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo (CONFRADESP) está programado da seguinte forma: DIA 13.06 - Todos os irmãos estão convocados a fazer um período de oração durante todo o dia, divididos em equipes de uma em uma hora em prol da evangelização que será realizada no dia 14.06 DIA 14.06 - Cada crente em Cristo Jesus, buscará uma pessoa do seu relacionamento pessoal, que não conhece a Jesus como seu Salvador, e que nunca praticou a fé cristã. Durante todo o sábado, essa pessoa será acompanhada por este irmão, seja em um café da manha, em um momento de lazer, no almoço, em um jantar, durante as compras, enfim... e durante todo esse dia buscará uma oportunidade de falar sobre Jesus. DIA 15.06 - Em uma das reuniões de sua igreja, levará a pessoa que foi evangelizada no dia 14. Ela não somente fará o convite, mas irá buscar essa pessoa na sua residência e a conduzirá ao culto. O objetivo é que o culto do dia 15 seja diferenciado, onde a pessoa terá a oportunidade de ver um culto totalmente preparado para quem não conhece a Jesus. De acordo com os representantes do projeto, seria interesse que outras igrejas também realizassem momentos de oração e evangelismo durante a Copa do Mundo. "Queremos alcançar o mundo para Jesus, e nós somos hoje aquele menino com um cesto de pães e peixes. Sozinhos podemos não fazer grande efeito, mas com a poderosa ação de Deus, juntos vamos neste dia ganhar o mundo para Jesus", diz Ivan Ribeiro, um dos coordenadores do Projeto AD na Copa. O novo templo esta localizado na Rua João Tobias, 271, paralela a Avenida Alcantara Machado, Radial Leste. Próximo ao metrô Belém.meu ip

Extraído do Blog do Pr. José Wellington

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Jonas o maior pregador da historia (Jn 3.4) - Por Marlon Araújo



...Logico depois de JESUS, ele foi mesmo o maior de todos os tempos na minha insignificante opinião!
Jonas é o único profeta que JESUS se relacionou a si próprio, (Mt 12.39-41), como figura de sua própria estadia no coração da terra.
Jonas é um livro incomum, tanto por sua mensagem quanto por seu mensageiro; ele é o único profeta hebreu do AT que profetizou para os gentios.
Nínive era uma cidade com muitas lendas e mitologias, e uma dessas lendas o povo dizia, que um deus iria surgir do mar; DEUS que é extremamente sábio, usou a lenda desse povo para cumprir o seu proposito com o profeta.
Mas Jonas é um profeta relutante, que não quer proclamar a mensagem divina por temer que os assírios reajam bem e sejam poupados pelo DEUS compassivo.
De todas as coisas e pessoas mencionadas no livro- a tempestade, as sortes, os marinheiros, o peixe, os ninivitas, a planta, o verme e o vento-, o único que falha em obedecer a DEUS é o profeta.
Há pior coisa que pode acontecer com o homem, é quando DEUS entrega o homem a ele mesmo, (Rm 1.24), e Jonas foi entregue a ele mesmo, como resultado ele só desceu, para Jope, para o navio, para o porão, para o mar e para o ventre do peixe.
Jonas teve muitas chances de orar mais não orou, no peixe chamado (chamado de cão do mar), ele clamou e o clamor que muda qualquer ambiente, mudou o ambiente aonde o profeta estava.
Então o pregador transcultural chega em Nínive, e começa a pregar uma mensagem de 5 palavras (no hebraico), sem nenhuma unção, também não queria pregar, porque em seu zelo patriótico, Jonas coloca o seu país a frente de DEUS e se recusava a representar o SENHOR nessa cidade.
Jonas o pregador que pregar com raiva, sem vontade alguma que aquela nação se salva-se, ele para mim é o maior de todos, porque foi o 1º pregador que viu 100% sua mensagem se cumprir totalmente.
Adade-Nirari 3, que era o nome do rei de Nínive ficou impactado com a pregação desse profeta, e ele e a sua cidade se rendeu com a pregação de Jonas.
Essa verdadeira historia, tem uma aplicação tremenda para os nossos púlpitos, aonde esse nome de pregador parece até uma conotação profissional, são chamados de oradores, preletores e conferencistas, amém por isso; mas o verdadeiro pregador é aquele que traz vida para as pessoas.
Nós somos os maiores fabricantes de bezerros de ouro dessa época, ganhamos dos nossos primos católicos, por escolhe o pregador e não a pregação, irmão a Palavra do SENHOR não volta vazia, (Is 55.11), qualquer crente fiel que pregar uma mensagem divina, se você estiver ligado irá aprender alguma coisa com esse irmão.
Pregar é a maior responsabilidade que uma pessoa tem na vida, porque se você falar alguma coisa errada, você pode mandar um ouvinte para o inferno.
Igreja DEUS não tem compromisso com o cano enferrujado, e sim com a água limpa, então vamos prestar atenção com a mensagem e não somente com o mensageiro.

Autor: Marlon Araújo é Bacharel em Teologia formado na IBMS-RJ , Auxiliar de Trabalho, Articulista da revista AD em Foco, conferencista e casado com irmã Raquel Aráujo e pai de Ysrael David.
Contatos: tel: 33324880 Cel:  88381308-96400059
Email: marlon_profeta86@hotmail.com

Extraído do Blog do amigo Cleiton Albino


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



terça-feira, 10 de junho de 2014

Pastor Geremias Couto, anuncia que será candidato ao cargo de Deputado Federal pelo Rio de Janeiro.



Pr. Geremias Couto
 Do Blog do amigo Pr. Geremias Couto, extraímos a seguinte declaração:

 "Após a aprovação do nome em convenção partidária a ser realizada no dia 29 de junho e a partir do início da campanha no dia cinco de julho estarei postulando uma cadeira na Câmara dos Deputados. Quero ser apenas um braço do Reino de Deus na esfera pública. Conto com as orações de todos."
                                                                                                  Geremias Couto.

 Pr. Geremias, pode contar com o nosso apoio. Tenho familiares no Rio, que com certeza também apoiarão, o amado companheiro.



+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



sexta-feira, 6 de junho de 2014

Pastor Gilmar Xavier, realiza Festa de 5º Aniversário da Assembleia de Deus Internacional em Paris.




+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Blog Não é da Conta de Ninguém
Pastor Edinaldo Domingos
ADPARAÚ

quinta-feira, 5 de junho de 2014

ADPARAÚ está realizando a 1ª Maratona Jovem de Férias.




A Igreja Assembleia de Deus em Paraú-RN, idealizou a
 1ª MARATONA JOVEM DE FÉRIAS.
O objetivo da Maratona é desenvolver para a juventude, tarefas espirituais, dando oportunidade para o melhor aproveitamento do período de recesso escolar do meio do ano. Todas as tarefas serão pontuadas, com a finalidade de escolher os três primeiros colocados da Maratona. O vencedor receberá a medalha: Jovem de Ouro 2014. O segundo e terceiro lugar, receberão as medalhas: Jovem de Prata e Jovem de Bronze. Além das medalhas, os três primeiros vencedores receberão brindes. O brinde principal, que é um violão, será para o primeiro colocado. Ao final da Maratona, todos Jovens e Adolescentes receberão o certificado de participação.


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Blog Não é da Conta de Ninguém
Pastor Edinaldo Domingos
ADPARAÚ

terça-feira, 3 de junho de 2014

AD em Venha-Ver realizou mais uma Cruzada Evangelística


m_várias - maio 2014 087
Pastor Alexandre Mendonça, pregador do evento
No sábado, dia 31, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Venha-Ver, campo eclesiástico de São Miguel-RN, realizou a Campanha Evangelística Venha-Ver para Cristo, na Praça Central do município.
A campanha reuniu membros e congregados da igreja local, além de alguns irmãos da AD em Coronel João Pessoa, entre eles, a bandinha “Júbilo de Alegria”.
Recebemos da cidade de São Francisco do Oeste, o pastor Alexandre Mendonça e família, ele foi o pregador do evento, falando sobre o texto de João 3, enfocando a doutrina bíblica da Regeneração. A mensagem foi intitulada como: “Os três passos para a regeneração”.
De Pau dos Ferros, os cantores Ednaldo Nascimento e Alysson louvaram ao Senhor com hinos de adoração.
A igreja local também entoou louvores ao Senhor Jesus Cristo, com participações dos conjuntos: “Cântico de Miriam” (Senhoras), “Shekiná (Mocidade) e “Carvalhos de Justiça” (Senhores). O cantor Cícero Fernandes, ex-vocalista de banda de forró, também cantou hinos de louvores a Deus, acompanhado da banda ‘Shekiná’.
A sociedade venhaveense prestigiou o evento, porém não houve decisões.
Mais cedo, antes do início do culto, um jovem aceitou Jesus na evangelização realizada pela mocidade.
No domingo, tivemos a grata satisfação de receber uma jovem em nossa igreja (durante o ensaio da mocidade), decidida em aceitar Jesus Cristo como Salvador.
m_várias - maio 2014 016m_várias - maio 2014 020m_várias - maio 2014 023m_várias - maio 2014 025m_várias - maio 2014 026m_várias - maio 2014 028m_várias - maio 2014 030m_várias - maio 2014 032m_várias - maio 2014 035
m_várias - maio 2014 039m_várias - maio 2014 042m_várias - maio 2014 044m_várias - maio 2014 046m_várias - maio 2014 047m_várias - maio 2014 050m_várias - maio 2014 060m_várias - maio 2014 069
m_várias - maio 2014 075m_várias - maio 2014 081

m_várias - maio 2014 087
m_várias - maio 2014 093


Extraido do Blog "O Assembleiano" do amigo Pr. Charlles Oliveira


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++