quarta-feira, 26 de junho de 2013

Finanças e Planejamento


Da parceria com a ICHTUS.
Texto de Mário Fernandez
Qual de vocês se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completa-la?" (Lucas 14:28)
Quando Jesus questionou seus interlocutores com esta indagação, nos apresentou um princípio sobre finanças que deveria ser óbvio para todos nós. Parece que era evidente, lógico e patente nos dias de Jesus que assim procede qualquer um. Mas ouso dizer que em nossos dias o planejamento perdeu espaço para tudo quanto é atalho e desvio de rota.
Planejar não é falta de fé, absolutamente. Pelo contrário, é preciso ter muita fé para planejar, pois trata-se de olhar para o invisível e imaginá-lo concretizado. Planejar é olhar com antecedência para algo que ainda não aconteceu, isso é fé.
Planejar também não é limitar a ação de Deus, pois ainda que as respostas certas veham da boca do Senhor, ao coração do homem cabe o planejar e sonhar (Provérbios 16:1 e 19:21). Deus não precisa de planejamento, quem precisa sou eu. Sem planjar, qualquer resultado tem de ser aceito como válido. "Para o barco que zarpa sem destino qualquer lugar serve". Ou ainda "Quem não sabe para onde vai só pode estar perdido o tempo todo".
Planejar é aplicar o coração a algo que não é concreto, que leva o sonho a se tornar um projeto e do projeto para a realidade. Esse é o caminho natural, é o que faz acontecer. O improviso tem lugar em algumas situações, mas não em tudo.
Aplicando isso à vida financeira, temos de aprender a fazer as contas ANTES de iniciar as coisas. É leviano (para dizer o minimo) decidir o que fazer com o dinheiro e depois pedir que Deus abençoe o caminho. O correto e maduro é o cristão pedir direção de Deus para decidir e com isso andar por caminhos abençoados. Apresente seu orçamento a Deus, coloque diante do Pai seus números, eles são espirituais também.
"Senhor, não permita que eu considere propriamente meu algo que foi Tu que me deste. Ensina-me a andar de forma sábia e prudente com os recursos que o Senhor me deu."
Mário Fernandez
__________________________________________________________
Blog Não é da Conta de Ninguém
Pastor Edinaldo Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar.... Não é da Conta de ninguém!