sexta-feira, 7 de junho de 2013

Parabéns para o Padre Batista!...26 Anos de Ordenação Sacerdotal


07 de junho de 1987  -  07 de junho de 2013
26 Anos de Ordenação
Para comemorar esta tão importante data, a comunidade católica de Umarizal - RN, realiza hoje (07) uma bonita celebração de ações e graça.

Conheci o Padre Batista no ano de 1992 em Marcelino Vieira-RN. Trabalhei como Pastor da Igreja Assembleia de Deus daquele município por cinco anos. Durante esse período, pude contar com a amizade do Padre Batista; amizade esta que cresceu grandemente, ao ponto de ser conservada até ao dia de hoje.
Gostaria de narrar alguns fatos que aconteceram e marcaram a minha vida em relação ao Padre João Batista na cidade de Marcelino Vieira:

1º )   Lembro de um episódio que aconteceu quando o Padre Batista lutava para legalizar a FM comunitária daquela cidade. É que de forma  arbitraria vieram lacrar os equipamentos da FM que estava em processo de legalização....a população se revoltou em apoio ao  padre e criou-se um grande alvoroço....o Padre Batista, vendo o alvoroço, sofreu uma brusca queda na pressão arterial e foi levado com urgência para o hospital. Quando tomei conhecimento que o Padre Batista tinha tido problemas com a saúde, imediatamente fui ao hospital lhe visitar. No hospital dirigí uma palavra de conforto espiritual e fiz uma oração por ele, pedindo ao nosso Deus que lhe fortalecesse naquele momento de aflição.
Para minha surpresa, na semana seguinte, quando o padre Batista já restabelecido da saúde....na primeira missa que celebrou, testemunhou em seu sermão, que o Pastor da Assembleia de Deus, foi a primeira visita que recebeu quando estava hospitalizado.... e que a oração feita pelo pastor, lhe fez sentir bem. Glória a Deus.

2º ) 
Os membros da Igreja Assembleia de Deus, decidiram fazer uma campanha de arrecadação para me ajudar a pagar um veículo que compramos com a finalidade de fazermos viagens de evangelização na zona rural.....Passados alguns dias da campanha, fui surpreendido com a presença do tesoureiro da igreja católica na minha casa. O tesoureiro me saudou com um Bom dia, e em seguida me entregou um envelope e disse:  "O Padre João Batista mandou eu lhe entregar esta contribuição, para pagamento do carro que o senhor comprou."  Foi um gesto muito lindo por parte do Padre. O carro era um fusca branco, ano 77 ( Esse foi o meu primeiro carro, rsrsrs)

3º )  Após os cinco anos de meu pastorado à frente da igreja Assembleia de Deus de Marcelino Vieira-RN, a convenção da nossa igreja me transferiu para assumir a igreja na cidade de Pilões-RN. Lembro-me que estava juntamente com a minha esposa e alguns irmãos, encaixando as coisas e moveis para a mudança que aconteceria na semana seguinte....quando alguém me falou: "Chegou um Carro aí fora pastor" ....então saí para saber quem tinha chegado....Logo reconheci que era o carro do Padre Batista....que a esta altura já havia saído do carro e me cumprimentou. Não escondi minha preocupação, em virtude da casa está desarrumada e os moveis estarem todos fora de lugar e outros já encaixados. Então eu falei: Padre desculpa o transtorno... pois estamos se preparando para se mudar. Então o Padre Batista disse: " Não se preocupe!...é sobre essa mudança mesmo que eu quero falar"...Então prosseguiu na sua fala e disse:  "Pastor eu estou aqui para lhe perguntar o que é que deve ser feito para reverter essa mudança...Que tipo de mobilização a comunidade pode fazer....Um Abaixo Assinado resolve?...Nós queremos que o senhor continue na nossa cidade!"
Confesso que esta atitude de respeito e carinho pela minha pessoa, partiu meu coração. Ainda hoje quando relembro esta história, eu me emociono.


Conheça a História do Padre João Batista de Mendonça


Nasceu na cidade de Carnaubais/RN. Mal aprendeu as primeiras letras na terra natal, acompanhou a família que resolvera morar em Assu, em 1966. Nessa cidade fez o Ensino Fue ndamental, em convivência diária com familiares. Diferente, porém, veio acontecer com o estudo do Ensino Médio. Já rapaz, tocado pela força sacerdotal, que lhe despertara a família de Seu Luiz Varela de Mendonça e a Paróquia de Assu de Pe. Francisco Canindé dos Santos, decidiu experimentar aquela vida comunitária nova que alguns jovens buscaram viver no Centro Vocacional, com o objetivo de serem padres.

João Batista, juntamente com mais nove companheiros seminaristas, era mais uma esperança para o Clero da Diocese de Mossoró. No Centro Vocacional, o jovem adquiriu o estudo e a formação necessária para continuar a caminhada rumo ao sacerdócio.

Assim é que, em 1980, foi cursar Filosofia e Teologia no Seminário Regional do Nordeste, em Recife – PE, concluindo os cursos em 1985. Preparado para o Ministério Sacerdotal, no estudo e na espiritualidade, retornou à Diocese de Mossoró, para o cumprimento do estágio. Estagiou na Paróquia de Portalegre – RN, em 1986.

Com a renúncia do Pe. José do Vale da reitoria do Seminário, 1986, e com a falta de um padre para assumir o cargo, o bispo convocou o estagiário João Batista para acompanhar os seminaristas na vida comunitária do Santa Terezinha. Respondia oficialmente pelo Seminário o próprio bispo. Mas foi de grande valia a contribuição do estagiário na formação dos seminaristas.

Aprovado nos estágios, João Batista é chamado à Ordenação Sacerdotal pelo bispo diocesano, Dom José Freire. Escolheu a terra natal para a cerimônia do ato sacramental, que se realizou no dia 07 de junho de 1987.

Não pôde ser profeta na sua terra. O Bispo o nomeou Vigário Paroquial da Paróquia de Marcelino Vieira, em março de 1988. O seu ministério sacerdotal se estendeu também pelas Paróquias de Alexandria e Luiz Gomes, as quais abrangem, respectivamente, os municípios de Tenente Ananias e José da Penha.

No dia 04 de fevereiro de 2007, tomou posse, como administrador da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Umarizal/RN, onde permanece pastoreando os fiéis das cidades de Umarizal e Olho D´água do Borges até os dias atuais.
Texto retirado do Livro: “Memorial do Seminário de Mossoró”
Autor: Josafá Inácio da Costa.
Adaptação: Glauber Luciano 
Fonte Blog Umarizal em Fotos


___________________________________________________________
Blog Não é da Conta de Ninguém
Pastor Edinaldo Domingos


Um comentário:

  1. PASTOR EDINALDO PARABÉNS PELA AMIZADE SINCERA E PELA REPORTAGEM TÃO SINCERA PROVA QUE O PASTOR TAMBÉM NÃO TEM PRECONCEITO. TENHO UM CLIENTE E AMIGO PADRE CHARLES DA IGREJA SANTA TEREZINHA O MESMO ME TRATA COM TANTO RESPEITO E CARINHO QUE CONSIDERO COMO UM IRMÃO. PB ASSIS DANTAS

    ResponderExcluir

Pode comentar.... Não é da Conta de ninguém!