sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Neste Sábado, (01/02) acontecerá a despedida do Missionário Anderson Melo e Elenir na AD - Mossoró.



A Igreja Assembleia de Deus em Mossoró-RN, realizará no Culto de Missões, sábado (01) a despedida oficial do Missionário Anderson Melo e a Missionária Elenir, que após um ano de profícuo trabalho a frente da AD de Areia Branca, retornará para a Espanha, mas precisamente para La Corunha.
Desejamos aos amados Missionários, grandes vitórias das mãos do nosso Deus. Em tempo, informamos aos leitores que a posse do Pr. Severino Gomes em substituição ao Pr. Anderson, acontecerá no dia 24 de fevereiro de 2014.

___________________________________



Pr. Charlles Oliveira, ministrou a Palavra de Deus no Templo Sede da IEADERN em Natal - RN.


 

Temos a imensa satisfação de compartilhar com os nossos leitores, as fotos da participação do companheiro Pr. Charlles Oliveira, que atuou como pregador do Culto da Restauração em Natal - RN. 







++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Blog Point Rhema do Pr. Carlos Roberto, menciona o remanejamento de pastores do Rio Grande do Norte.




Pr. MARTIM ALVES

Assembleia de Deus no RN promove grande remanejamento de obreiros


A AGO da CEMADERN, realizada nos dias 23 e 24 deste, e presidida pelo Pr. Martim Alves da Silva – Presidente da CEMADERN, ladeado pela Mesa Diretora, promoveu e aprovou, conforme Edital, permutas entre os obreiros convencionais de igrejas filiais.
A movimentação de obreiros foi deflagrada a partir do retorno do Missionário Anderson de Melo (Areia Branca) à Adra, Espanha. Com sua saída, o pastor Severino Gomes assumirá no dia 24 de fevereiro a AD em Areia Branca.
Em sequência, o Pr. Edinaldo Domingos assume a AD em Paraú, campo eclesiástico de Mossoró. Ele será substituído pelo Pr. Erivan, na AD em Coronel João Pessoa, campo de São Miguel.

Link:http://www.pointrhema.com.br/2014/01/cemadern-remanejamento-e-permutas-de.html


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Blog "O Assembleiano" divulga transferência do Pr. Edinaldo Domingos para a cidade de Paraú - RN.



Pr. Edinaldo Domingos, preside atualmente a Assembleia de Deus em Coronel João Pessoa.
(Transferido pela Convenção Estadual da AD/RN, para a cidade de Paraú - RN)

A AGO da CEMADERN, realizada nos dias 23 e 24 deste, e presidida pelo Pr. Martim Alves da Silva – Presidente da CEMADERN, ladeado pela Mesa Diretora, promoveu e aprovou, conforme Edital, permutas entre os obreiros convencionais de igrejas filiais.
A movimentação de obreiros foi deflagrada a partir do retorno do Missionário Anderson de Melo (Areia Branca) à Adra, Espanha. Com sua saída, o pastor da AD em Paraú, Severino Gomes assumirá no dia 24 de fevereiro a AD em Areia Branca.
Em sequência, o Pr. Edinaldo Domingos assume a AD em Paraú, campo eclesiástico de Mossoró. Ele será substituído pelo Pr. Erivan, na AD em Coronel João Pessoa, campo de São Miguel.
Com a ida do Pr. Erivan para “Coronel”, a AD em Severiano Melo será presidida pelo Pr. Itonilson Veras, vindo da AD em Mirandas, campo rural de Mossoró. Por fim, “Mirandas” receberá o Pr. Magnus Kelly.

Fonte Blog O Assembleiano do Pr. Charlles Oliveira.





quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Batismo Histórico Marca o Encerramento das Comemorações dos 50 ANOS da Assembleia de Deus de Coronel João Pessoa (RN)



Pastor Edinaldo Domingos com os candidatos ao Batismo.

O Batismo realizado dentro das comemorações dos 50 ANOS da Assembleia de Deus da cidade de Coronel João Pessoa (RN), ficou marcado como um Batismo Histórico, pois entre os que desceram as águas batismais, estava o Irmão Hermanes Pessoa, que é neto do Coronel  João Pessoa.  Também foi batizada a irmã Poliana Pessoa, filha do irmão Hermanes, e bisneta do Coronel João Pessoa. O Coronel João Pessoa, foi um influente líder político da região, e em homenagem ao seu trabalho e liderança, o município recebeu o seu nome.
 Este Batismo tornou-se Hístórico também, pelo fato de ter se batizado a irmã Nivalda Pessoa, que já exerceu vários cargos políticos, sendo Vereadora, Vice-Prefeita e também Prefeita do município de Coronel João Pessoa (RN). Outro fato importante e histórico foi o batismo do irmão Antonio Xavier, filho da irmã Toinha, que foi a primeira crente da Assembleia de Deus de Coronel João Pessoa. 


Pastor Edinaldo Domingos, Irmão Hermanes Pessoa e sua filha Poliana Pessoa.

Pastor Edinaldo Domingos, Missionário Francisco de Assis e a irmã Nivalda Pessoa.

Pastor Edinaldo Domingos com o irmão Antonio Xavier, filho da irmã Toinha, que foi a primeira
crente da Assembleia de Deus de Coronel João Pessoa (RN)


Pastor Edinaldo Domingos juntamente com os irmãos recém batizados.

+++++++++++++++++++++++++++++






terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Assembleia de Deus do RN, realizará mais uma AGO da Convenção Estadual.


20140118172012

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O Presidente da CONVENÇÃO ESTADUAL DE MINISTROS DA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - CEMADERN, no uso de suas atribuições e nos termos dos art. 22, inciso II, do Estatuto Social, convoca a todos os membros em comunhão para a 2ª Assembleia Geral Ordinária - AGO, a realizar-se nos dias 23 e 24 de janeiro de 2014, com abertura do culto solene no dia 23, quinta-feira, às 19h, e no dia 24, a reunião em plenário que começará às 09h e terminará às16h, no Templo Central da Assembléia de Deus em Natal – RN, situado à Rua Manoel Miranda, 251, Alecrim – Natal, Rio Grande do Norte, com a finalidade de deliberarem sobre o seguinte temário:

1 – Aprovar as contas conforme o artigo 17, inciso II, observando o disposto no artigo 30, inciso III e artigo 27, inciso III, todos do Estatuto da CEMADERN;
2 – Aprovar permutas, mudanças e indicações de convencionais para as igrejas filiais, conforme disposto no artigo 17, inciso IV do Estatuto;
3 – Promover o envio e movimentação de obreiros, conforme o artigo 4º, inciso IV, do Estatuto;
4 – Deliberar sobre o recebimento ou desligamento de ministros, conforme dispõe o artigo 4º, inciso I e II, do estatuto;
5 – Apresentação, deliberação e aprovação da logomarca oficial da CEMADERN, tal qual dispõe o artigo 56 do Estatuto;
6 – Efetivar o credenciamento de seus membros, nos termos do artigo 21, inciso II, do Regimento Interno.

Natal (RN), 20 de dezembro de 2013.
Martim Alves da Silva
Pastor Presidente da CEMADERN



+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Jovens da Assembleia de Deus de Coronel João Pessoa - RN, realizaram Blitzz Evangelística na entrada da cidade.




Dentro das Comemoraçõs dos 50 ANOS da Assembleia de Deus de Coronel João Pessoa, foi realizada pelo grupo de jovens, uma Blitz de Evangelização. Os carros que saiam, e os que chegavam na cidade, eram abordados pelos jovens, que estavam devidamente identificados. O trabalho da Blitz, tinha o objetivo de convidar a população para as concentrações evangelísticas, como também entregar literaturas bíblicas a todos que passavam pelo local, inclusive os condutores dos veículos abordados. 







++++++++++++++++++++++++++++++






sábado, 18 de janeiro de 2014

Pastor Lufran Medeiros, será o Pregador Oficial da Primeira Santa Ceia de 2014 na Assembleia de Deus em Coronel João Pessoa - RN




Domingo (19/01) a Igreja Assembleia de Deus de Coronel João Pessoa(RN), realizará a primeira Santa Ceia do Ano. 
Neste culto, contaremos com a honrosa presença do Pr. Lufran Medeiros - Supervisor do Campo Eclesiástico da IEADERN - São Miguel.

PARTICIPE !!!










Subsídio Escola Dominical - Lição 3: As Pragas Divinas e as Propostas Ardilosas de Faraó


180
Prof. Ev. José Roberto A. Barbosa
www.subsidioebd.blogspot.com
Twitter: @subsidioEBD
INTRODUÇÃO
Moisés finalmente aceitou a missão e assumiu a posição de libertador, mas essa não seria uma tarefa fácil. Conforme estudaremos na lição de hoje, Faraó não considerou as palavras do Senhor, ordenando para que deixasse o povo ir. Pelo contrário, apresentou algumas propostas ardilosas, a fim de enganar o líder do Senhor. Mas a rejeição de Faraó serviu para que o povo israelita atestasse o poder do Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Pretendemos, com esta aula, mostrar o poder de Deus, e ao mesmo tempo, a desmascarar as sutilizas do Inimigo.
1. FARAÓ DESCONSIDERA OS MILAGRES
A nação egípcia adorava muitos deuses, alguns deles cultuados pelos israelitas, que acabaram aderindo à fé daquele povo (Ez. 12.12). Esse foi um dos motivos pelos quais Deus precisou intervir, e demonstrar o Seu poder, não apenas para que os egípcios reconhecessem, mas também para que os israelitas se dobrassem perante a palavra do Senhor. Mesmo assim, os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó não atentaram para as maravilhas de Deus (Sl. 106.7). Dentre essas maravilhas, destacamos os sinais da serpente, a transformação da água em sangue, e a invasão das rãs. Faraó, ao invés de se dobrar diante daquelas maravilhas, tratou-as com desdém, incitando seus magos a reproduzirem tais feitos. Isso mostra que desde muito tempo Satanás tem o poder de realizar sinais e prodígios da mentira (II Ts. 2.9,10; Mt. 24.24; Ap. 13.11-15). Paulo nomeia esses magos, “Janes e Jambres”, e os caracterizam entre aqueles que resistem à verdade, substituindo-a pelo engano (II Tm. 3.8). Satanás imita o evangelho de Cristo (Gl. 1.6-9), utilizando-se dos falsos mestres (II Co. 11.13-15). A transformação da água em sangue foi a primeira praga que Deus enviou sobre os egípcios. Na proporção que Faraó desconsiderava as calamidades elas iam se tornando cada vez mais graves. Os magos do Egito fizeram o mesmo utilizando água de um poço, mas se mostraram incapazes de reverter a praga divina. Diante da relutância de Faraó, o Senhor enviou abundância de rãs (Sl. 105.30), mostrando que Ele, e não Hecate, o deus da fertilidade egípcio, estava no comando. O coração de Faraó continua endurecido, principalmente depois que os magos imitaram os sinais (Ex. 8.19-22). Uma pessoa de coração endurecido se expressa como Faraó: “Quem é o Senhor para que lhe ouça eu a voz?” (Ex. 5.2).
2. AS PRAGAS DIVINAS DIANTE DA DUREZA DE FARAÓ
Diante da dureza de coração de Faraó Moisés anuncia que Deus enviaria uma grande peste sobre os animais do Egito (Ex. 9.1-7). A mensagem profética se cumpriu e todos os animais morreram, escaparam somente os animais pertencentes aos hebreus, que viviam na terra de Gósen. Mesmo assim Faraó não permitiu que o povo seguisse adiante, ele se negou a temer a Palavra de Deus, a consequência, como sempre, foi o mal (Pv. 28.14). A praga seguinte não teve qualquer aviso, Moisés e Arão se dirigiram aos fornos de cal, e jogaram cinzas no ar, transformando-as em úlceras, que atingiu os egípcios e seu gado (Ex. 9.8-12). Mas Faraó mostrava-se insensível ao sofrimento do povo, pensava apenas em suas regalias, e na manutenção do seu poder. Em seguida, Deus envia uma praga mais terrível, uma chuva grande de pedras, como nunca houve no Egito (Ex. 9.18). Posteriormente, Deus envia trovões e chuvas, granizo e raios, que corriam pelo chão (Ex. 9.33). As consequências foram drásticas, os animais morreram, e a plantação destruída. Como qualquer governante ardiloso, Faraó mandou chamar Moisés e Arão, e demonstrou arrependimento, em virtude da destruição da sua terra (Ex. 10.17). Moisés sabia que aquele homem não temia a Deus, estava apenas tirando proveito da situação. Essa é uma lição para a qual devemos atentar, principalmente nos dias que antecedem as eleições. Os políticos se aproximam das igrejas, a fim de agradarem os pastores, e seduzirem os incautos. Alguns deles, querem demonstrar identificação com os evangélicos, saúdam como se fossem crentes, leem trechos das Escrituras, tudo para causarem boa impressão. Esses, no entanto, não temem ao Senhor, não têm compromisso com o povo de Deus, nem mesmo com a comunidade, querem se eleger apenas para garantirem suas regalias.
3. AS PROPOSTAS ARDILOSAS DE FARAÓ
A fim de manter o povo de Israel cativo no Egito Faraó apresenta algumas propostas ardilosas a Moisés. Isso mostra como Satanás, com suas astúcias, tenta desvencilhar os servos de Deus do plano do Senhor. Tais propostas também revelam a astúcia dos governantes a fim de manter o povo cativo em seus interesses. Os discursos de muitos políticos da atualidade ecoam as falas daquele líder egípcio. A primeira proposta de Faraó estava fundamentada em um sincretismo religioso, o povo poderia adorar o Deus de Israel, e ao mesmo tempo, os deuses egípcios (Ex. 8.28). Mas o Deus de Israel não divide a sua glória com outros deuses, principalmente porque Ele mesmo havia separado aquele povo para adorá-Lo (Lv. 26.26). Essa tem sido uma prática evidente no cristianismo contemporâneo, muitos líderes estão fazendo concessões em relação ao engano a fim de serem aceitos na sociedade. Jesus é o único caminho, é a verdade e a vida, ninguém pode se aproximar de Deus se não for por Ele (Jo. 14.6). Como bem lembrou Pedro, em seu discurso em Jerusalém em nenhum outro há salvação, somente em Jesus (At. 4.12). Como diz o ditado, todos os caminhos levam à Roma, mas há apenas um que conduz ao céu, e esse é Jesus Cristo. A segunda proposta de Faraó foi a de que o povo não fosse muito longe (Ex. 8.28). As estratégias de Satanás, e de alguns líderes tiranos, é a de que não nos afastemos dos seus interesses. Eles não se importam em fazer concessões, abrem mãos do supérfluo, mas não do que consideram mais importante. Satanás detesta mudanças significativas, ele não admite mudanças drásticas (Tg. 4.4,5; I Jo. 2.15). A mulher de Ló é um exemplo de alguém que sai do lugar, mas não deixa que o lugar saia dela. Ela abandonou geograficamente a cidade de Sodoma, mas em seu coração os prazeres daquele local a acompanhavam (Gn. 19.17,26; Lc. 17.32). Na terceira proposta Faraó sugeriu uma divisão nas famílias, apenas os mais velhos partiriam, os mais novos permaneceriam no Egito (Ex. 10.7). Isso mostra que as famílias hebreias eram organizadas, e viviam em harmonia (Ex. 6.14-19). A fragmentação familiar seria uma estratégia utilizada por Faraó para atingir os valores daquele povo. Nos dias atuais as famílias têm sido solapadas por valores satânicos que estão sendo repassados pelas mídias, e patrocinados pelos governantes. As famílias cristãs, mesmo diante dos ataques, devem permanecer alicerçadas dos fundamentos exarados na Palavra de Deus (Ef. 6.10-18). A quarta proposta de Faraó tinha a ver com a aceitação da calamidade, o líder egípcio admitia a tragédia, contanto que o povo permanecesse (Ex. 10.21-23). Muitos governantes agem de igual modo, principalmente no período das eleições, ao invés de socorrer o povo, tiram vantagem da desgraça. Há aqueles que acham que quanto pior melhor, para cooptarem o povo na manutenção dos seus interesses. Por fim, Faraó propôs a ida do povo hebreu, mas se ficassem as ovelhas e as vacas (Ex. 10.24). Essa proposta reflete o foco em mercadoria, e menos nas pessoas, bastante comum nessa sociedade que somente ver bens, e não o bem das pessoas. Mamom, o deus deste século, está destruindo muitas vidas, o deus-mercado é quem determina as regras e os relacionamentos (Mt. 6.24).
CONCLUSÃO
Faraó, como alguns governantes que conhecemos, despreza a Palavra de Deus, a menos que essa satisfaça seus interesses. Satanás tem usado vários desses para seduzirem a igreja, com suas propostas ardilosas, substituindo a verdade pelo engano. Mas nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra as potestades do Inimigo, por isso, devemos permanecer firmes, com toda, para resistir no dia mau (Ef. 6.10-12). E como fez Faraó, não devemos endurecer nosso coração, antes ouvir a voz do Senhor (Hb. 3.7,8), pois dura coisa é cair nas mãos do Deus vivo (Hb. 10.31).
BIBLIOGRAFIA
MOTYER, J. A. The message of Exodus. Leiscester/Downers Grove, IVP, 2005.
WEIRSBE, W. W. Exodus: be delivered. Colorado Springs: David Cook, 2010.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Banda Marcial Evangélica Tenente Siqueira.





Durante as comemorações  dos 50 ANOS da Assembleia de Deus de Coronel João Pessoa - RN, a igreja criou a Banda Marcial Evangélica Tenente Siqueira. A intenção dos organizadores foi homenagear o fundador da Assembleia de Deus da cidade, Tenente Siqueira, no início da década de 60. Em uma das noites comemorativas, e de forma surpresa a Banda foi introduzida no Templo, tocando a Marcha do Hino Oficial  dos 50 ANOS, que tem a seguinte letra:

( I )
" Foi assim que começou, a obra Santa do Senhor
Em Coronel, Jesus mandou o tenente Siqueira vir pregar  
Durante o dia era delegado e a noite era  pastor
Foi  com fé e muito amor
que a Assembleia de Deus fundou

( REFRÃO )
Cinquenta Anos anunciando
Só Cristo salva o pecador
Cinquenta Anos comemoramos
Esta vitória vem do Senhor

( II )
Irmã Toinha primeira crente
Pastor Varela e outros pastores
Fizeram a Obra e o preço pagaram
Mas esta igreja edificaram
Até hoje está de pé
Comemorando com fervor
Cinquenta Anos de vitórias
De Coronel: Cristo é o Senhor !

Letra: Pr. Edinaldo Domingos

(Fotos: Lindon Jonson - Estudio Fotográfico Rosa de Saron.) 











+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Festa de 50 ANOS AD em Coronel João Pessoa - RN




PROGRAMAÇÃO DE ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS DE CORONEL JOÃO PESSOA - RN


   Dia 10 de Janeiro  * 19:00 hs. - Culto de Gratidão a Deus pelos                                    50 ANOS, no Templo Sede.

   Dia 11 de Janeiro   *  07:00 hs.- Blitz Evangelistica na Entrada da                                   cidade, encerrando com uma CARREATA.                                      ( Louvor com aplicação de Adesivos e                                               Planfletagem)
                              
                                 * 14:30 às 16:30 hs. - Louvor e Estudo Bíblico                                     no Templo Sede. 
                              
                                  * 16:30 hs. - Marcha dos 50 ANOS.
                                  Desfilando pelas principais ruas da cidade.
                                
                                 * 19:00 hs. - Cruzada Evangelística na Praça                                     de Eventos.


   Dia 12 de Janeiro  * 09:30 hs. - Louvor e Estudo Bíblico no                                           Templo Sede.:
                                  
                                * 15:00 hs. - 50 ANOS INFANTIL, na quadra                                     de Esportes.

                                 * 19:00 hs. - Cruzada Evangelistica na
                                 praça de Eventos.

Dia 13 de Janeiro     Aniversário Natalício do Pr. Edinaldo 
                               Domingos - Culto de Gratidão no Templo Sede                                 às 19:00 horas.

Dia 14 de Janeiro      * Comemoração dos 50 ANOS na Congre-
                                gação VilaTraquina:
                             
                                -16:00 hs. Batismo e lançamento da Pedra 
                                Fundamental da Casa Pastoral da Congregação                                 da VilaTraquina.

                                -19:00 hs. Culto Festivo e Posse do Missionário                                  Francisco e família, na Área 4 do Campo                                          Eclesiástico de São Miguel - RN. 


++++++++++++++++++++++++++++++++++



                               

domingo, 5 de janeiro de 2014

Primeira Reunião Administrativa da Liderança da Assembleia de Deus de Coronel João Pessoa - RN


Momento do encerramento da Reunião Administrativa, com toda liderança cantando o HINO OFICIAL dos 50 ANOS.  


Na pauta estava:



1) Construção do Monumento Comemorativo dos 50 ANOS da AD em Coronel João Pessoa - RN (APROVADO POR UNANIMIDADE)

2) Criação da Biblioteca Evangélica (APROVADO POR UNANIMIDADE)

3) Reforma da Casa Pastoral (APROVADO POR UNANIMIDADE)

4) Novo Plano de Gestão para 2014 (APROVADO POR UNANIMIDADE)

5) Distribuição dos Cargos para o ano de 2014 (APROVADO POR UNANIMIDADE)



++++++++++++++++++++++++++++++++++++







sábado, 4 de janeiro de 2014

Subsídio Escola Dominical - Lição 1: O Livro do Exôdo e o Cativeiro de Israel no Egito


LBM 1trim 2014
Prof. Ev. José Roberto A. Barbosa
www.subsidioebd.blogspot.com
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Êxodo é o segundo livro do Antigo Testamento, parte dos cinco primeiros livros denominados de Pentateuco (que significa tomos de cinco volumes em grego). Em hebraico, esses livros são conhecidos como Torah (lei ou instrução). É esse livro, cujo significado é “partida”, em alusão à saída do povo de hebreu do Egito, que estudaremos nas próximas lições. Na aula de hoje trataremos de contextualizar esse livro, ressaltando sua autoria, data e estrutura. Ao final destacaremos a pessoa de Cristo, como Aquele que é maior do que Moisés.
1. AUTORIA, DATA E PROPÓSITO
O autor do livro de Êxodo, escrito entre 1450 e 1410 a. C., é o mesmo que escreveu o Pentateuco. A tradição atribui esses livros à pena de Moisés, ainda que não haja uma referência explicita no texto. Mas é válido destacar que nos tempos de Josué (Js. 8.31-35) Moisés já era reconhecido como seu autor, o que fora confirmado por Jesus (Mc. 12.46). Há evidências internas no livro que apontam para a autoria mosaica, indicando que o autor fora testemunha ocular de alguns fatos (Ex. 2.12; 9.31,32; 15.57). O livro pode ser categorizado como uma narrativa histórica, por tratar a respeito de eventos que se desenvolveram no princípio da história nacional de Israel. Como história, o livro de Êxodo aborda aspectos específicos do povo de Israel, ressaltando a aliança desse povo com Deus. O enfoque principal do livro está no cumprimento das promessas do Senhor em relação a Israel. O contexto é de opressão, pois os filhos de Jacó tinham se multiplicado, incomodado ao novo Faraó, que não tinha mais compromisso com José (Ex. 1.1.-8). A primeira parte do livro trata sobre a revelação de Deus a Abraão de que o povo seria oprimido em uma terra estrangeira por um período de 400 anos, até retornar à terra prometida por Deus (Gn. 15.13-14). A segunda parte do livro mostra a revelação da aliança de Israel com Deus, após o rompimento do pacto (Ex. 19.14; 32-34; 35-40), além de apresentar instruções, através de Moisés, no Monte Sinai (Ex. 20-23; 25-31) para todo povo. O tema principal do Êxodo é mostrar o cumprimento das promessas de Deus aos patriarcas de que ele faria deles uma grande nação. Isso aconteceria apesar da potência egípcia daquele tempo, e até mesmo da incredulidade do povo israelita. Muito embora Moisés seja considerado a figura central do livro de Êxodo, é a providência divina que o conduz ao longo da jornada de fé e coragem. O Deus de Israel é quem dá instruções precisas a esse homem para cumprir Seus desígnios. O livro apresenta a seguinte organização: 1. Opressão dos Hebreus no Egito (Ex. 1.1-11.10); 2. Livramento dos Hebreus do Egito (Ex. 12.1-13.16); 3. Ensinamento a Israel no Caminho do Sinai (Ex. 15.22-19.2); 4. O Pacto de Deus com Israel no Monte Sinai (Ex. 19.3-24.18); e 5. Normas de Adoração a Deus por Israel, no Monte Sinai (Ex. 35.1-40.38). Os versículos-chave se encontram em Ex. 3.7,10, no qual o Senhor responde ao clamor do povo por libertação.
2. O PAPEL DE MOISÉS NO LIVRO DE ÊXODO
O nome Moisés quer dizer “retirado das águas” (Ex. 2.10), e mais precisamente, em egípcio, “filho” ou “criança”. É reconhecidamente o grande legislador dos hebreus, filho de Anrão e Joquebede, da tribo de Levi. Moisés nasceu no tempo em que o Faraó do Egito tinha resolvido eliminar todas as crianças do sexo masculino das famílias hebreias (Ex. 2.1-4; 6.20; At. 7.20; Hb. 11.23). Para preservar a vida do seu filho, Joquebede tomou a iniciativa de colocá-lo em um cesto de junco, às margens do Nilo, sendo salvo pela filha de Faraó, que lhe deu o nome de Moisés, educando-o como filho adotivo, sendo este instruído em toda ciência dos egípcios (Ex. 2.5-10; At. 7.21,22). Ainda que Moisés tenha tido um preparo profissional no Egito, sendo levado ao palácio (Ex. 2.10), e frequentado o maiores centos de estudos egípcios (Ex. 3.9,10), fez prevalecer as orientações que recebera da sua mãe, que trabalhara como escrava-ama para cuidar dele, sustentada pela filha do Faraó (At. 7.22). Por isso quando mais velho, Moisés testemunhou um ato de agressão contra um escravo hebreu. Nesse momento, resolveu intervir, identificando-se com aquele homem. Nesse ato, Moisés matou o soldado egípcio que agredia o escravo hebreu, enterrando seu corpo na areia. Mas alguém que testemunhou aquele assassinato o denunciou perante as autoridades egípcias. Para escapar da punição, Moisés fugiu para as terras de Midian, onde se casou com Zípora, filha de Jetro, chefe dos sacerdotes das tribos midianitas, passando a pastorear suas ovelhas (Ex. 2.11-21; At. 7.29). Durante o período em que pastoreava as ovelhas do seu sogro, Moisés, que conhecia o Deus de Israel por ouvir falar, teve um encontro pessoal com Ele, diante de uma sarça ardente (Ex. 3.1-14). Esse encontro modificou radicalmente a vida de Moises, nos primeiros anos de estudo no Egito fora instruído para ser alguém, durante o período em que esteve no deserto, percebeu que não era ninguém, somente depois desse encontro, percebeu que Deus era tudo.
3. JESUS, MAIOR DO QUE MOISÉS
Nos tempos de Moisés o povo de Israel estava debaixo do jugo opressor dos egípcios, que clamava por um libertador. A condição humana é muito pior, pois as pessoas não estão apenas debaixo da tortura de uma nação, mas do próprio pecado. Por esse motivo, a necessidade premente do ser humano não é de um libertador nacional, mas primordialmente espiritual. Jesus, nesse sentido, é maior do que Moisés (Hb. 3.1-6), pois o centro da nossa confissão de fé está fundamentada nEle. Moisés cumpriu aquilo que lhe dizia respeito em relação à nação israelita, libertando-a do cativeiro egípcio, mas Jesus foi além disso, sendo o Filho de Deus, estabeleceu uma nova aliança. Todos aqueles que estão em Cristo, na atual dispensação, foram firmados em uma promessa eterna (Mt. 10.22; Lc. 8.15; Jo. 8.31; 15.4-6). Nossa confiança deve ser depositada não apenas naquilo que Moisés disse, mas no que fora reafirmado por Jesus, como o Filho enviado pelo Pai (I Ts. 5.24; Jd. 24,25). A esperança do crente é Cristo (Hb. 3.16), que realizou uma obra salvifíca (Rm. 5.1,2), para todos aqueles que nEle creem (Jo. 3.16). Por meio de Cristo Deus estabeleceu um novo e vivo caminho (Hb. 10.20), firmado sobre Sua palavra (Hb 4.12), portanto, devemos nEle crer, para a vida eterna, caso contrário, seremos conduzidos à morte (Hb. 2.14,15; 3.17). É possível estabelecer uma comparação entre Moisés e Jesus, destacando a superioridade deste em relação àquele. Na verdade, na nova aliança, Jesus se sobrepõe a Moisés, tendo em vista ser Jesus o profeta a respeito do qual falou o próprio Moisés vaticinou (Dt.18.15-18). Isso porque Jesus é a expressão maior do Pai, nEle o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade (Jo. 1.1,14,18). Somente Ele poderia dizer que quem O visse estaria vendo o próprio Pai, destacando, assim, a plenitude da Sua revelação (Jo. 14.9; Hb. 1.1,2).
CONCLUSÃO
O estudo do livro do Êxodo nos revelará, nas próximas lições, o valor da liberdade, principalmente em seu aspecto redentor. O bem mais precioso da humanidade é a liberdade, não por acaso existe uma estátua a ela dedicada nos Estados Unidos. Moisés foi o homem usado por Deus para libertar o povo de Israel do cativeiro egípcio. Maior do que ele é Cristo, Aquele que é o Grande Libertador, que tira o homem do pecado, e o conduz à vida eterna (Jo. 8.36).


Fonte: Prof. Ev. José Roberto A. Barbosa
www.subsidioebd.blogspot.com
Twitter: @subsidioEBD


                                                                                    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++




Programação do encerramento das comemorações dos 50 ANOS da Assembleia de Deus de Coronel João Pessoa - RN





PROGRAMAÇÃO DE ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS DE CORONEL JOÃO PESSOA - RN


   Dia 10 de Janeiro  * 19:00 hs. - Culto de Gratidão a Deus pelos                                    50 ANOS, no Templo Sede.

   Dia 11 de Janeiro   *  07:00 hs.- Blitz Evangelistica na Entrada da                                   cidade, encerrando com uma CARREATA.                                      ( Louvor com aplicação de Adesivos e                                               Planfletagem)
                              
                                 * 14:30 às 16:30 hs. - Louvor e Estudo Bíblico                                     no Templo Sede. 
                              
                                  * 16:30 hs. - Marcha dos 50 ANOS.
                                  Desfilando pelas principais ruas da cidade.
                                
                                 * 19:00 hs. - Cruzada Evangelística na Praça                                     de Eventos.


   Dia 12 de Janeiro  * 09:30 hs. - Louvor e Estudo Bíblico no                                           Templo Sede.:
                                  
                                * 15:00 hs. - 50 ANOS INFANTIL, na quadra                                     de Esportes.

                                 * 19:00 hs. - Cruzada Evangelistica na
                                 praça de Eventos.

Dia 13 de Janeiro     * Aniversário Natalício do Pr. Edinaldo 
                               Domingos - Culto de Gratidão no Templo Sede                                 às 19:00 horas.

Dia 14 de Janeiro      * Comemoração dos 50 ANOS na Congre-
                                gação VilaTraquina:
                             
                                -16:00 hs. Batismo e lançamento da Pedra 
                                Fundamental da Casa Pastoral da Congregação                                 da VilaTraquina.

                                -19:00 hs. Culto Festivo e Posse do Missionário                                  Francisco e família, na Área 4 do Campo                                          Eclesiástico de São Miguel - RN. 


++++++++++++++++++++++++++++++++++