sexta-feira, 13 de junho de 2014

Jonas o maior pregador da historia (Jn 3.4) - Por Marlon Araújo



...Logico depois de JESUS, ele foi mesmo o maior de todos os tempos na minha insignificante opinião!
Jonas é o único profeta que JESUS se relacionou a si próprio, (Mt 12.39-41), como figura de sua própria estadia no coração da terra.
Jonas é um livro incomum, tanto por sua mensagem quanto por seu mensageiro; ele é o único profeta hebreu do AT que profetizou para os gentios.
Nínive era uma cidade com muitas lendas e mitologias, e uma dessas lendas o povo dizia, que um deus iria surgir do mar; DEUS que é extremamente sábio, usou a lenda desse povo para cumprir o seu proposito com o profeta.
Mas Jonas é um profeta relutante, que não quer proclamar a mensagem divina por temer que os assírios reajam bem e sejam poupados pelo DEUS compassivo.
De todas as coisas e pessoas mencionadas no livro- a tempestade, as sortes, os marinheiros, o peixe, os ninivitas, a planta, o verme e o vento-, o único que falha em obedecer a DEUS é o profeta.
Há pior coisa que pode acontecer com o homem, é quando DEUS entrega o homem a ele mesmo, (Rm 1.24), e Jonas foi entregue a ele mesmo, como resultado ele só desceu, para Jope, para o navio, para o porão, para o mar e para o ventre do peixe.
Jonas teve muitas chances de orar mais não orou, no peixe chamado (chamado de cão do mar), ele clamou e o clamor que muda qualquer ambiente, mudou o ambiente aonde o profeta estava.
Então o pregador transcultural chega em Nínive, e começa a pregar uma mensagem de 5 palavras (no hebraico), sem nenhuma unção, também não queria pregar, porque em seu zelo patriótico, Jonas coloca o seu país a frente de DEUS e se recusava a representar o SENHOR nessa cidade.
Jonas o pregador que pregar com raiva, sem vontade alguma que aquela nação se salva-se, ele para mim é o maior de todos, porque foi o 1º pregador que viu 100% sua mensagem se cumprir totalmente.
Adade-Nirari 3, que era o nome do rei de Nínive ficou impactado com a pregação desse profeta, e ele e a sua cidade se rendeu com a pregação de Jonas.
Essa verdadeira historia, tem uma aplicação tremenda para os nossos púlpitos, aonde esse nome de pregador parece até uma conotação profissional, são chamados de oradores, preletores e conferencistas, amém por isso; mas o verdadeiro pregador é aquele que traz vida para as pessoas.
Nós somos os maiores fabricantes de bezerros de ouro dessa época, ganhamos dos nossos primos católicos, por escolhe o pregador e não a pregação, irmão a Palavra do SENHOR não volta vazia, (Is 55.11), qualquer crente fiel que pregar uma mensagem divina, se você estiver ligado irá aprender alguma coisa com esse irmão.
Pregar é a maior responsabilidade que uma pessoa tem na vida, porque se você falar alguma coisa errada, você pode mandar um ouvinte para o inferno.
Igreja DEUS não tem compromisso com o cano enferrujado, e sim com a água limpa, então vamos prestar atenção com a mensagem e não somente com o mensageiro.

Autor: Marlon Araújo é Bacharel em Teologia formado na IBMS-RJ , Auxiliar de Trabalho, Articulista da revista AD em Foco, conferencista e casado com irmã Raquel Aráujo e pai de Ysrael David.
Contatos: tel: 33324880 Cel:  88381308-96400059
Email: marlon_profeta86@hotmail.com

Extraído do Blog do amigo Cleiton Albino


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Um comentário:

  1. nâo vejo en Jonas o titulo honorário de o maior profeta, mas de um covarde pois os covardes nâo meressem titulos. DEUS queria de toda ,e qualquer forma sallvar os ninivitas, por isso ele teve que usar Jonas como seu emissário. Se nâo fosse o amor de DEUS pelos ninivitas Jonas jamais teria pregado a palavra que DEUS determinou
    que ele pregasse. a prova é esta: Jonas fugiu de sua responsabilidade que era NINIVE, para outro lugar dessobedecendo a ordem daquele que é soberano e que conhece todas as coisas. êis a razâo pele qual nâo vejo em Jonas o maior profeta de ISRAEL

    ResponderExcluir

Pode comentar.... Não é da Conta de ninguém!