quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O Vale de Acor (Os 2. 14,15) Por Marlon Araújo



Quando Acã violou o 8º e o 10º mandamento, como também a lei das coisas oferecidas do SENHOR (Lv 27.28); praticando o pecado da cobiça e do roubo, pegando do anátema; ele e toda sua família, como em um ato de purificação da congregação, foram apedrejados.
O local do acontecimento ficou marcado para sempre sendo rebatizado de O Vale de Acor, esse vale existe até os dias de hoje, entre as terras de Benjamin, ao sul de Jerico.
Na cultura Judaica o povo dizia: que quem passava por esse lugar ficavam perturbado, porque ouviam vozes e gemidos do além; a lenda prosseguiu: já no livro de 1Cr.2.7, Acã é chamado de o perturbador de Israel; e a lenda continua: já no tempo do profeta Elias-Marlon, ou Marlon-Elias, o Rei Acabe chama Elias de o perturbador de Israel; 1Rs.18.17, mais Elias devolver a ironia e diz: o perturbador és tu, 1 Rs.18.18; Acabe tentou chamar Elias de Acã, mais quem era Acã, foi Acabe, pois perturbou muito Israel.
Nessa caminhada cristã, eu aprendi 2 palavras assustadora, uma é deserto, e a outra é vale, ninguém quer agendar um final de semana em nenhum deserto muito menos num vale.
Mais aqui nesse livro que eu sou apaixonado; o SENHOR está atraindo e levando você para esse encontro transformador e passional.
Midbar é o nome de deserto na língua Hebraica, e significa lugar de colocar em ordem: e o Vale de Acor, significa vale da perturbação.
O Vale de Acor remonta uma linda história de conversão; Acor é um memorial, não de ira, maldade ou morte, mas de esperança.
A palavra esperança nesse vs é traduzida como Tiqvah; que vem do verbo Gavah: que significa olhar esperançosamente numa direção.
É maravilhoso saber que em seu sentido original, a palavra esperança na sua etimologia apurada significa esticar como uma corda.
Raabe foi instruída pelos espias, a amarrar um Tiqvah na sua janela como um cordão de resgate.
A esperança, em CRISTO, internalizada e eternizada pela meretriz Raabe, foi motivo de salvação para ela e sua família; já Acã e toda sua família foram mortos nesse lugar; Raabe usou o cordão da esperança, porque escrito está nesse mesmo livro no Cap. 11 vs 4, ELE DIZ: ATRAÍ-OS COM CORDAS HUMANAS, COM LAÇOS DE AMOR.
Que coisa linda! UM DEUS APAIXONADO PELO SER-HUMANO; ao ponto de transformar o teu Vale de Acor num lugar, onde reine amor, paz e alegria, diga adeus a tua perturbação porque JESUS é a nossa porta da esperança.
Não aquela porta da esperança do programa do Silvio santos, que na maioria das vezes era a porta da decepção; porque com DEUS não é assim, certa vez ELE BRADOU NA TERRA EM Jo.10-9, EU SOU A PORTA!
Quando Sansão arrancou os portões da cidade de Gaza, ele caminhou 60Klm, com um peso de 3 toneladas nas costas (Jz.16-3), a exegese interpretativa diz: EIS QUE TENHO POSTO DIANTE DE TI UMA PORTA ABERTA, A QUAL NINGUÉM PODE FECHAR, Ap.3-8.
Uns dos nomes do diabo é ninguém, lembra-se que o tal de ninguém que roubar a sua coroa? Ap.3-11; mais ninguém vai fechar ou entra nessa porta, faraó e seu povo tentou entrar na porta do povo de DEUS, morreu, a Porta é nossa e demais ninguém!
Se você se idêntica com o Vale de Acor (Vale da perturbação), te convido a esticar o cordão da esperança na porta do teu coração.
Acor ficará para trás, assim como o deserto, porque JESUS É A PORTA, E TAMBÉM ESTAR AS PORTAS!!
Marlon Araújo, ministério Palavra de fogo: Jr.23.29.

Autor: Marlon Araújo é Bacharel em Teologia formado na IBMS-RJ , Auxiliar de Trabalho, Articulista da revista AD em Foco, conferencista e casado com irmã Raquel Aráujo e pai de Ysrael David.
Contatos: tel: 33324880 Cel:  88381308-96400059
Email: marlon_profeta86@hotmail.com
Extraído do Blog do Amigo Dc. Cleiton Albino.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar.... Não é da Conta de ninguém!