sexta-feira, 25 de abril de 2014

Está Consumado ( Jo 19.30) - Por Marlon Araújo.



JESUS disse 7 palavras na cruz na seguinte ordem: 1)a palavra do perdão: Pai. perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem, (Lc23.34)
2)A palavra da salvação: Hoje estarás comigo no paraíso, (Lc 23-43), 3) A palavra do amor: Mulher,  eis aí o teu filho...Eis aí tua mãe. (Jo 19.26-27), 4) A palavra do sofrimento espiritual: DEUS meu, DEUS meu, porque me desamparaste? (Mc 15-34), 5) A palavra do sofrimento físico: Tenho sede, (19-28), 6) A palavra do triunfo: Está consumado, (Jo 19-30), 7) A palavra da entrega: Pai em tuas mãos entrego o meu Espírito: (Lc 23-46).
O momento era para ser festivo, pois nesse tempo os Judeos estavam comemorando a festa da Páscoa; a festa da libertação do povo de Israel do Egito; mas o momento na realidade torna-se trágico; pois o Ungido do Eterno está suspenso numa cruz como um bandido.
Não havia crime contra ele, e tudo o que ele sofrera foi por causa da injustiça da humanidade.
Mas, ele suportou tudo isso com muito amor, e já nos últimos instantes da  sua vida ELE declara: ESTÁ CONSUMADO!
O Antigo Testamento foi escrito em Hebraico, e o Novo Testamento foi escrito em Grego, quando JESUS estava na Galiléia ELE falava em  Aramaico norte de Israel, mais quando viajava para o sul, falava em Hebraico, eu nunca ouvir falar que JESUS falou em grego, muitos pregadores dizem que JESUS na cruz deu um brado dizendo TELEIOTES ou TELESTAI; não! JESUS como um verdadeiro Judeo BRADOU NISHLEM!!
NISHLEM no Hebraico que em sua raiz significa, estar completo, sadio, pleno, nesta mesma palavra temos os termos: Shalom que significa: paz, também temos na mesma raiz Shelem que significa: oferta pacífica; também temos Shalam que significa: estabelecer uma aliança de paz, e finalmente Shillem que significa recompensa.
Está consumado em português não traduzem a verdadeira dimensão daquilo que ELE disse e nem daquilo que ocorreria por causa dessa  palavra.
Bem, vamos agora analisar o que foi dito por JESUS na cruz; o que ELE disse não foi somente: Está consumado ou Telestai, está pago, agora a obra da redenção em relação a humanidade está completa, isso realmente aconteceu naquele momento de forma parcial, pois o fato significativo não estava relacionado somente com a sua morte, mas também com a sua ressurreição.
Um outro aspecto que recebemos através das palavras de JESUS é que temos certeza de que ELE se tornou para nós a Oferta Pacífica  que deveria ser oferecida no altar quando houvesse uma quebra de aliança com DEUS; o objetivo dessa oferta seria estabelecer a paz entre o homem e o SENHOR.
Por outro lado essa atitude gerou ainda uma Aliança de Paz e isso somente poderia ocorrer através do derramamento de sangue! o sangue além de perdoar o pecado estabelece vínculos com a vida; pois a vida está no sangue; Lv 17-11.
JESUS não veio para fazer uma Nova Aliança, como dizem por aí, mais ELE veio para Restaurar a Aliança entre o ETERNO e o homem, pois uma Aliança com derramamento de sangue não pode ser anulada.
JESUS através da palavra NISHLEM, estava nos abençoando com 7 bênçãos espirituais completas: paz, saúde, bondade, prosperidade, segurança, amor e eternidade; quando o homem alcança essas 7 bênçãos espirituais, não há mais nada do que desejar, pois está é uma situação de plenitude.
Este é o motivo pelo qual cumprimentamos as pessoas dizendo-lhes: A PAZ DO SENHOR! quando fazemos isso estamos ministrando-lhes estás 7 bênçãos sobre elas.
SHALOM LA-RHEMA! SHALOM-ADONAi

* Extraído do Blog do amigo Cleiton Albino

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar.... Não é da Conta de ninguém!