quarta-feira, 2 de julho de 2014

O Profeta Zacarias e a visão da Menorá (Zc 4. 1-6) - Por Marlon Araújo

Marlon Araújo

Zacarias, junto com Ageu e Malaquias, faz parte do grupo dos 3 assim chamados profetas pós-exílicos ou profetas do retorno, isto é, ele faz parte de um grupo de 42.360 pessoas (Ed 2.64) que saíram do cativeiro Babilônico para voltar a Jerusalém (Ed 1.2).
Já no Cap 1 e no vs 1, através dos nomes apresentados temos toda a mensagem desse grande livro.
Zacarias= DEUS lembra; Baraquias= Abençoado: Ido= tempo determinado: DEUS no tempo determinado se lembrará do seu povo e o abençoará.
Dais 8 visões que o profeta teve; a visão da Menorá ele é despertado do seu sono, e seu olhar foi dirigido imediatamente para o Candelabro (v.2), a palavra despertar significa obter uma visão completamente nova, quando DEUS nos desperta, ele também dirige o nosso olhar diretamente para a Menorá, não dormiremos como os discípulos no Getsêmani sem vigiar espiritualmente.
A Menorá tem 7 braços- um tronco principal ao centro e saindo dele 3 braços a direita e 3 braços a esquerda, as 7 lâmpadas simboliza a plenitude da força do ESPIRITO DO SENHOR.
Em Is 11vs2 a Menorá assume personalidade própria e reconhecemos nele o SENHOR JESUS.
Os braços saem 2 a 2 para a esquerda e para a direita, sempre unidos pela palavrinha "E".
As 2 oliveiras ao lado da Menorá tem um triplo significado profético: 1.no passado representavam Zorobabel e Josué; 2.no presente elas indicam a Igreja e Israel que inconscientemente ainda é testemunha de DEUS na terra; 3.no futuro, elas simboliza as 2 testemunhas.
O Candelabro era o simbolo de Israel, que seria a luz para todo o mundo, depois da sua queda, tornou-se agora a Igreja, que tem a mesma responsabilidade (Fp 2.15; Ap 1.20).
As Escrituras mostram que teria de haver uma ministração diária (Lv 24.2), os pavios tinham de ser aparados, as cinzas tinham de ser removidas, o azeite tinha de ser abastecido para que a Menorá pudessem brilhar; isso ocorria de manhã e a tarde.
As espevitadeiras de ouro eram usada para cortar os pavios (Ex 25.38; 37.23); as cinzas eram colocadas num vaso, assim eles mantinham limpo o chão da casa de ouro, como as mãos dos sacerdotes que cortavam os pavios, também o SENHOR não quer que as cinzas das nossas experiências passadas venham corromper o chão de sua casa.
O profeta Zacarias viu através da Menorá a restauração do seu povo, também uma bela figura de CRISTO e de sua Igreja como a luz do mundo, porque a luz não se acende a onde já existi luz e sim aonde existi trevas, então vamos parar de querer subir nos púlpitos iluminados, e sim aceder a luz nas trevas desse mundo tenebroso.

Autor: Marlon Araújo é Bacharel em Teologia formado na IBMS-RJ , Auxiliar de Trabalho, Articulista da revista AD em Foco, conferencista e casado com irmã Raquel Aráujo e pai de Ysrael David.
Contatos: tel: 33324880 Cel:  88381308-96400059
Email: marlon_profeta86@hotmail.com

Extraído do Blog do amigo Cleiton Albino

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Blog Não é da Conta de Ninguém
Pastor Edinaldo Domingos
ADPARAÚ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar.... Não é da Conta de ninguém!