quarta-feira, 18 de setembro de 2013

50 Anos de "Pedra de Abelha"... PARABÉNS!







O povoado situado na região de Brejo do Apodi nasceu com o topônimo de Pedra d’Abelha em virtude da grande quantidade de enxames de abelhas, localizados no interior de um enorme bloco de calcário existente nas redondezas. O crescimento do povoado deu-se gradativamente através de sua grande vocação natural que era a produção agrícola.


 Em 17 de Dezembro de 1953, o povoado tornou-se município através da Lei no 1.017, o que durou apenas um ano e, em 1954, por decisão do Supremo Tribunal Federal a Lei foi anulada e a localidade voltou à condição de povoado.

 Nosso povoado emancipou-se politicamente da cidade de Apodi em 18 de setembro de 1963, através da Lei 2.926, tornando-se assim, município do Rio Grande do Norte.

 O povoado passou a ser chamado de Felipe Guerra como homenagem ao ex-deputado constituinte estadual, desembargador, ex-Procurador Geral do Estado e ex-Diretor Geral do Departamento de Educação (cargo equivalente ao de Secretário estadual de Educação, ao qual exerceu por 10 meses sem qualquer remuneração), Felipe Néri de Brito Guerra (1867-1951).

 O Dr. Felipe Guerra, natural de Campo Grande, residiu por um tempo no Brejo do Apodi, onde praticou a agricultura, a pecuária e o magistério.


A história de uma cidade é sempre a soma da contribuição de “nomes” conhecidos e anônimos, em 18 de setembro de 1963 nascia o Município de Felipe Guerra, situado na microrregião da chapada do Apodi.

Ao longo desse período muitos dos filhos dessa terra dispersaram e foram construir sua realidade em outros lugares, a realização desse evento, pretende reunir os construtores dessa história, filhos, netos e bisnetos, gerações que deixaram sua marca e seu trabalho na construção dessa história, tê-los todos juntos e unidos pelo Município de Felipe Guerra e contando uma história de Pedra de Abelhas.

Este ano estamos fazendo cinquenta anos de emancipação política e uma data tão importante para o povo felipense, não poderia deixar de ser comemorada junto a população.




Extraído do Blog Abelhudo News

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar.... Não é da Conta de ninguém!