domingo, 19 de outubro de 2014

A Educação Bíblica (Dt. 11-19) - Por Marlon Araújo



Marlon Araújo

A palavra Hebraica Chinuch significa educação, e para o povo de Israel educação é muito mais de dar a criança fatos e números para ser assimilados; Chinuch significa moldar o caráter da criança e guiá-lo no caminho do SENHOR.
Educação é o processo de ensino e aprendizagem; pode ser formal ou casual, geralmente envolve um estudante adquirindo conhecimento sobre diferentes assuntos, aprendendo a raciocinar e a ser desenvolver como pessoa.

Através de indícios espalhados nas escrituras, bem como em outras fontes, conseguimos formar um quadro sobre o tema.
O propósito inicial da educação Judaica era ensinar as crianças a melhor entender seu relacionamento com DEUS.
Os Rabinos queriam que elas aprendessem a servir a DEUS e a ter uma vida santa, mais tarde os educadores Judeus começaram a acrescentar ensinamentos para aperfeiçoar o caráter de seus alunos.
A educação dos filhos Judeus começava por volta dos 3 anos, quando já sabiam falar; orações e cânticos eram aprendidos por repetição, observavam os símbolos e práticas religiosas que propiciavam oportunidade de ensino.
Quando completavam 5 anos iam para a escola, e na escola os alunos se familiarizavam com as Escrituras e aprendiam a ler, escrever.
Os Rabinos usavam o método de memorização de textos e palavras; eles tinham que decorar a Torá dos 5 anos até aos 13 anos, quando eles iriam passar pelo crivo do sinédrio para saber se poderia ser Rabino ou não.
O estagio era assim: vinha 70 anciões e começavam a fazer perguntas Bíblicas para o menino.( menino o que está escrito em Lv 11-4
o menino tinha que responde sem errar uma vírgula; porque se errassem ele não servia para ser rabino.
Quando completava os 13 anos, o jovem atinge a maioridade; para marcar essa data é celebrado o Bar-Mitzvá (filho do Mandamento) quem respondeu as perguntas dos anciões vai continuar os estudos até os 25 anos, e futuramente será um Rabino.
Para quem errou as perguntas, o ancião vinha apertava a sua mão e dizia: 3 coisas lhe resta; 1º você vai constituir família, 2º vai seguir uma profissão secular, 3º você pode servir a DEUS; mais não pode ser Rabino, eles erram os excluídos da nata Rabínica.
JESUS passou por esse estágio com 12 anos e os mestres ficaram de boca-aberta, porque não entediam que ELE era a própria Palavra.
Nesse mês da criança o presente que eu dei para o meu filho e sempre darei, e que ele conheça o SENHOR na Palavra, na Oração e na Igreja, só assim ele receberam a verdadeira educação certa e sadia; porque Escrito está: Ensina a criança no caminho, (NO) é você e ele! não é O caminho! é No caminho.
A responsabilidade é nossa de ensinar os nossos filhos, porque se você não ensinar, o diabo vem e adota.
Vamos ter mais tempo com a Bíblia, e com nossos filhos ensinando a verdadeira educação Bíblica.
Nunca esqueça: DEUS forma, o pecado desforma, a educação informa mais somente JESUS transforma!!
Marlon Araújo: Ministério Palavra de Fogo! Jr.23-29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar.... Não é da Conta de ninguém!