quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A Simplicidada da Madeira (Ag. 1-8) - Por Marlon Araújo


Marlon Araújo

Vejamos! Zorobabel, o governador da Judéia, e Josué o sacerdote, empenhavam-se no trabalho da reconstrução do Templo, mas nem todos pareciam partilhar o mesmo empenho; é neste contexto que Ageu entra em ação com sua profecia. 
Aí entra o papel o do Templo; Ageu não está discutindo se Salomão fez bem em construir o Templo, organizar o culto, centralizar a religião. NÃO! Ageu já pegou a coisa assim e, para ele, no momento em que vive, o Templo tem papel fundamental.
O Templo é o elemento agregador, que servia de estímulo para o povo se reorganizar como tal. se cada um ficasse disperso em seu canto, só pensando em pagar as próprias contas, em reconstruir sua própria vida; não adiantaria nada ter voltado do exílio.
Pra quer tanto esforço, se depois do retorno, cada um vive para si??
Ageu lutará pela reconstrução do Templo, defendendo-o como sinal da unidade dos repatriados.
Ele adverte o povo, especialmente os ricos, que de modo egoísta refizeram suas casas com fino acabamento, sem nem se importar com a coletividade.
Ageu não concorda com tal comportamento, e reclama da pouca prodigalidade deles, que trabalha muito, plantam, colhem e ajuntam.
A construção do Templo simboliza esse descentramento de si para olhar a necessidade do povo, e do SENHOR.
Em vez de tirar madeira para refazer suas casas opulentas, das quais cada rico vai gozar individualmente; que tal retirar madeira para reconstruir o Templo do qual todos vão usufruir?
A 1º coisa que o SENHOR mandou o povo fazer foi: subi ao monte e trazer madeira; mais madeira não tem brilho, como ouro que o Templo de Salomão tinha; o povo era atraindo pelo brilho do ouro do Templo, não era mais pelo SENHOR do Templo.
Qual é o brilho que está lhe atraindo? do resplendor do templo? dos homens do Templo? ou a Glória do Senhor do Templo? 
As pessoas eram atraída pelo brilho do ouro que ofuscava a verdadeira Glória; através da madeira DEUS queria mostrar a simplicidade da adoração, ou seja a Glória da 2º casa passou a ser maior do que a 1º, porque tinha simplicidade na madeira.
O Templo de Salomão o povo idolatrou por causa da beleza, Jr.7-4, no novo Templo o SENHOR era a própria beleza.
Nessa exegese soteriológica; o carpinteiro que não despertava beleza nem formosura, foi levado ao maior Templo da historia, que era a cruz de madeira!
 O verdadeiro carpinteiro morreu numa madeira e pela madeira, porque Jó disse: Que há esperança para árvore, pois, mesmo cortada ainda se renovará. Jó.14-7.
Não vamos somente olhar para o ouro do Templo, mais a simplicidade da madeira que estava dentro do Templo.
Marlon Araújo: Ministério Palavra de Fogo. Jr.23.29.

Extraído do Blog do amigo Cleiton Albino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar.... Não é da Conta de ninguém!