Lição 01
O EVANGELHO SEGUNDO LUCAS
Texto Áureo Lc. 1.4
– Leitura Bíblica Lc. 1.1-4
Prof. Ev. José
Roberto A. Barbosa
www.subsidioebd.blogspot.com
Twitter: @subsidioEBD
INTRODUÇÃO
Este trimestre da Escola Bíblica Dominical será
predominantemente cristocêntrico. Estudaremos o evangelho segundo Lucas,
enfocando a vida e o ministério de Jesus. Na aula de hoje faremos uma incursão
sobre os aspectos contextualizadores desse livro: autoria, data, local e
destinatário. Trataremos também a respeito do gênero, contexto e ênfase
teológica. Ao final, ressaltaremos a pessoa de Jesus na teologia lucana, como
Servo e Filho do Homem.
1. AUTORIA, LOCAL, DATA E DESTINATÁRIO
Esse evangelho não explicita diretamente quem teria sido o
autor do livro. Irineu, um dos pais da igreja, escreveu que “Lucas, companheiro
de viagem de Paulo, registrou o evangelho por este pregado em um livro”. O
médico amado, como ficou conhecido esse evangelista, escreveu depois da
ascensão de Jesus, durante o período que acompanhava Paulo em suas viagens
missionárias (Cl. 4.14; Fm. 24; II Tm. 4.11). O autor se aproxima da teologia
paulina, principalmente em relação à universalidade da salvação (Lc. 4.27;
24.47), a necessidade da fé para a salvação (Lc. 8.12; 18.8), o amor de Deus
pelos pecadores (Lc. 15.11), bem como a identificação de Jesus como Senhor
(Kyrios em grego). Como Paulo, Lucas não viu o Senhor em carne, por isso
dependeu de informações coletadas. Esse evangelho foi escrito por volta do ano
60 d. C., provavelmente fora da Palestina, considerando que Lucas era um
cristão gentio. Os estudiosos admitem que Mateus tenha escrito para os judeus,
Marcos para os romanos, e Lucas para os gregos. O evangelista destinou o seu livro
a Teófilo, um homem culto e influente, a quem também dedicou o livro de Atos
(At. 1.1-4). É possível que Teófilo tenha recebido a fé cristã, e tenha sentido
a necessidade de conhecer melhor o Salvador. Esse deveria circular entre os
gentios, a fim de que todos os povos fossem alcançados pela graça salvadora de
Jesus Cristo.
2. DIVISÃO, GÊNERO E ÊNFASE TEOLÓGICA
Esse evangelho, diferentemente dos demais, inicia com um
prólogo, no qual o autor expõe o material que dispôs para escrever (Lc. 1.1-4).
O autor destaca, em sua narrativa, a infância de Jesus, dando atenção especial
também às mulheres e aos pobres. O texto pode ser assim dividido: Introdução
(1.1-4.13), o ministério de Jesus na Galileia (4.14 – 9.50), relato de viagem e
sermões (9.51-19.27) e o ministério de Jesus em Jerusalém (19.28 – 24;53). No
texto grego esse evangelho é o maior livro do Novo Testamento, com
aproximadamente 96 páginas, sendo caracterizado por um estilo literário mais
refinado, bastante próximo do grego que lembra a erudição da Septuaginta,
tradução grega do Antigo Testamento hebraico. A fim de evitar confusão em
relação à cultura judaica, o autor deixa de enfocar aspectos tratados nos
outros sinópticos, tais como os sentimentos de Jesus (Lc. 6.10; 18.22), a cura
de Jesus pelo toque (Lc. 6.19;b5.13), entre outros. Logo no início Jesus é
identificado como Kyrios, o Senhor (Lc. 5.8; 7.13; 10.1,41; 22.61). A narrativa
lucana é caracterizada pela acuidade histórica, pois mesmo não tendo sido uma
testemunha ocular, busca informações confiáveis das testemunhas oculares. Ele
investigou tudo cuidadosamente, “desde o princípio” (1.3), com a meticulosidade
de um historiador. O resultado pode ser identificado na exposição de relatos
desconsiderados nos outros evangelhos, tais como a infância de Jesus, a pesca
maravilhosa, o chamado de Pedro, as parábolas da ovelha perdida, moeda perdida
e do filho perdido, do rico insensato, do administrador infiel, do fariseu e do
publicano, entre outros. Lucas também é considerado um evangelista pentecostal,
considerando suas alusões ao Espírito Santo, tanto no evangelho quanto em Atos.
3. JESUS, O HOMEM PERFEITO EM LUCAS
O tema central do evangelho segundo Lucas é Jesus Cristo,
reconhecido como o Senhor (Lc. 2.1), e o Homem Perfeito (Lc. 5.24). Em sua narrativa
Lucas ressalta a identificação de Jesus com os marginalizados, notadamente as
mulheres, as crianças e os pobres. Os pecadores que eram desprezados pela
sociedade eram acolhidos por Jesus (Lc. 5.1; 7.36) Até mesmo os samaritanos,
que eram desdenhados pelos judeus, são alcançados pela graça de Cristo (Lc.
10.30). Lucas mostra que o amor de Deus se destina a todos, principalmente aos
grupos minoritários, como os pobres. Historicamente, o autor responsabiliza a
liderança judaica, em consonância com as autoridades romanas, pela morte de
Jesus (Lc. 20.20,26; 23.2-25). Lucas utiliza expressões messiânicas, que aludem
à divindade de Jesus, como Deus Verdadeiro. Ele faz referência ao título “Filho
do Homem”, que Jesus atribuiu a Si mesmo, a fim de demonstrar sua natureza
humana. Por outro lado, o Senhor também estava ciente da Sua natureza divina
(Lc. 2.4-52), sendo Ele o modelo de Homem Perfeito, que enfrenta e derrota
Satanás (Lc. 4.1-13). Como Homem Perfeito, Jesus dependeu da atuação do
Espírito Santo, realizando por intermédio dEle, milagres e maravilhas (Is.
11.1,2; 42.1). O Messias tinha uma missão a cumprir, e essa seria realizada
pelo poder do Espírito (Lc. 4.16-19; Is. 61.1). Jesus não deixou de ser Deus ao
se fazer Homem, mas abdicou das prerrogativas de usar Seu poder para fazer
milagres, dependendo dos dons do Espírito Santo.
CONCLUSÃO
Que dizem ser o Filho do Homem? Perguntou certa feita o
próprio Jesus (Mt. 16.13-20). A resposta a esse pergunta é crucial a fim de
distinguir uma cristologia falsa ou verdadeira. Ao longo das próximas aulas
estudaremos com maiores detalhes a respeito da vida e ministério de Jesus, com
base no evangelho segundo Lucas. Esperamos que, ao longo das próximas semanas,
possamos reconhecer o senhorio de Cristo, como fez Tomé, prostrando-se aos Seus
pés, chamando-O de “meu Senhor, e Deus meu” (Jo. 20.28).
BIBLIOGRAFIA
GREEN, J. The theology of the gospel of Luke. Cambridge:
CUP, 1995.
STRONSTAD, R. The charismatic theology of St. Luke. Grand
Rapids: Baker Academics, 2012.
Extraído do Blog do:
Prof. Ev. José Roberto A. Barbosa
www.subsidioebd.blogspot.com
Twitter: @subsidioEBD
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