quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Alerta!...Desvie para a Esquerda ou Direita, mas não siga na Avenida Brasil....Perigo!....Salve São Jorge.



  Por Geraldinho Farias
A novela das 9, ex-das-8, no horário nobre (pobre?) alcançou índices estratosféricos de audiência – recorde em todas as faixas da Rede Globo. Discute-se se o folhetim retrata a sociedade ou, se a sociedade é uma consequência do folhetim. Arrisco: Se alimentam mutuamente.
Não é de se admirar que o monopólio da família Marinho ofereça novela no café, almoço, lanche e jantar, comida à exaustão: Às 14h, 17h, 18h, 19h, 21h e às 23h. O conteúdo da TV aberta está recheada de nadez (=vazio, inutilidade, sem sentido) sobre celebridades das... novelas! Portanto, uma overdose diária aos nossos olhos. O poder hipnotizador da “Globagaço” só aumentou, desde a morte de Odete Roitman (Vale Tudo, 1988)... Esta fronteira (intelectual) talvez seja a última a ser superada na marcha para sermos uma potência.
Muitos já me consultaram sobre como ajudar um DQN (Dependente Químico de Novelas) a superar o uso da droga. Tomo emprestado a dica dos Alcoólicos Anônimos: “Evite o 1º. Gole”, isto é, o 1º. Capítulo. Portanto, segunda-feira (22/10) é dia de iniciação, rompimento, libertação para os Usuários: Ao invés de “Salvar o Jorge”, salve seu tempo, seus valores, sua família!
Isolar o DQN da sala da TV é uma boa terapia sim, se o controle remoto ainda não tornou-se membro do próprio corpo. A intoxicação mental é aguda porque os postes-ídolos de Plasma, Led ou Lcd, à frente dos sofás, acima de nossas cabeças, como altares, mais parecem Totens, divindades a serem cultuadas, seguidas, em torno das quais os fiéis se reúnem religiosamente.
“Quando a água está suja, não basta trocar o copo; é preciso mudar de fonte”. Uma trama estimula ódio, perseguição, revanchismo,  vingança e traição – é o caso de Carminha, Nina e Tufão, como foram Flora e Donatella (A Favorita, 2009), anteriormente. Compare com princípios dos Cristianismo, por exemplo: Esaú se reconcilia com Jacó, que o havia desonrado (Gn 33); José se reconcilia com seus irmãos, a quem venderam como escravo (Gn 42); Davi poupa Saul, seu algoz (I Sm 24). A Bíblia nos posiciona como verdadeiros, reconciliadores, pacificadores (Mt 5.9). A pedagogia da novela está na contramão da pedagogia do cristianismo (Rm 12.14-21). É droga distribuída em domicílio.
Apresento 4 filtros paulinos para blindar sua mente:
1.Mude o canal ou desligue a TV, depois de submeter o programa – filme, novela etc. ao crivo de Fp 4.8: “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”.

2.”Examine tudo e retenha o que é bom” (I Ts 5.21). Ao examinar um folhetim que promove o desvio, a traição, vingança e ódio, duvido que reste algo de bom...

3.Causa e efeito (Rm 12.2): Para experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, devemos ser transformardos pela renovação da nossas mentes. Mergulhar num enredo televisivo, com certeza, não faz parte do processo.

4.Paulo distingue (I Co2.14-16) o homem natural, sem o discernimento das coisas de Deus do homem espiritual, com a mente de Cristo. A fonte de alimentação de um é inteiramente oposta à do outro.

Se você é um DQN, dê uma chance ao bom senso: Evite o 1º. Capítulo. Chega de imbecilização. Na vida real temos dilemas, problemas e decisões que requerem os princípios que estão sob constantes ataques de Benedito Ruy Barbosa, Manoel Carlos, Agnaldo Silva, Glória Peres e outros. “Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. Do mundo são, por isso falam do mundo e o mundo os ouve. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro” – I Jo 4.4-6. Há esperança para os DQNs. Cristãos alienados pouco ou nenhuma influência exercerão numa sociedade em declínio. Faça uma Conversão, desvie da Avenida Brasil e ande por outro Caminho.


Fonte Líder Alpinista 




Blog Não é da Conta de Ninguém
Pastor Edinaldo Domingos
Assembleia de Deus
Coronel João Pessoa - RN


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar.... Não é da Conta de ninguém!