sexta-feira, 31 de maio de 2013

LIMPE O SEU NOME


Programa ‘Limpe Seu Nome’ será lançado em junho

Uma parceria entre o Procon estadual, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Banco do Brasil promete fomentar o comércio e a vida de consumidores com o nome negativado no SPC e Serasa. Chamado de ‘Limpe Seu Nome’, o programa será lançado no próximo mês, mas representantes das instituições se reunirão na tarde desta segunda-feira (27) para definir últimos detalhes. Certo é que qualquer pessoa poderá financiar débitos a juros abaixo do mercado, através de uma linha de crédito especial criada pelo BB. “Não tenho certeza se é inédito no Brasil, mas sei que não será apenas para os superendividados, como já existe um programa. Mas para todo e qualquer cidadão, seja a dívida do tamanho que for”, diz Araken Farias, coordenador-geral do Procon RN.

Economistas falam em 30% do salário comprometido com parcelas de financiamentos, mas o Governo Federal, nos últimos anos, prega o elevado consumo como estímulo à economia nacional. No meio da incerteza, uma população cada vez mais afeita a empréstimos. “É para esse tipo de pessoa que o programa funciona. Quem estiver com sua capacidade de endividamento esgotada, prejudicando a renda familiar, poderá quitar esse débito. Nossa abrangência será total. Com isso, ele terá de volta a oportunidade de fazer novos financiamentos, como de uma casa ou carro”. Na lista de produtos dos inadimplentes, eletrodomésticos, celulares e o cartão de crédito são os mais freqüentes.

O fantasma da inflação assusta na mesma medida em que a publicidade anima uma nação que passou, na década passada, por um período de crescimento da renda. Sobretudo na Classe B, a mais importante para a medição de índices da indústria, que reduziu o consumo de forma significativa. “O comércio ganha muito com o ‘Limpe Seu Nome’. Além de ter de volta um dinheiro que era tido como perdido, ele terá novos consumidores livres para novos financiamentos”. As seis milhões de consultas diárias feitas pelo Serasa revelam o fluxo de negócios firmados no Brasil. Estudos do CDL de São Paulo contam que quem tem um número elevado de parcelas fixas com moradia, carro, cartão de crédito está mais propenso a virar um inadimplente.

Dias comemorativos, como dos Namorados, das Mães e o Natal, funcionam como termômetro para o comércio. Em abril passado, uma nova pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra uma redução no crescimento da inadimplência, ainda que esta avance a cada ano. “O ‘Limpe Sem Nome’ será mais um instrumento para quem quer mudar esse cenário. Quem tem dívidas pode rever suas finanças pessoais, reduzindo custos em várias situações de sua vida prática. Caso não consiga pagar com o próprio salário, ele pode pegar um empréstimo no Banco do Brasil, sem muita burocracia, e regularizar a situação”.

Do Jornal de Hoje.

________________________________________________________________________
Blog Não é da Conta de Ninguém
Pastor Edinaldo Domingos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar.... Não é da Conta de ninguém!