segunda-feira, 3 de junho de 2013

Entrevista com o Pastor Charlles Oliveira ao Blog do Dc. Cleiton Albino



Pastor Charlles Oliveira da AD em Venha Ver - RN e editor do Blog O ASSEMBLEIANO

1. Há quanto tempo o senhor está no ministério? Quais as igrejas?
Estamos atuando desde 2008, quando na gestão do saudoso Pr. Jocelino Calvante, em Areia Branca-RN, assumimos a direção da congregação em Upanema de Cima. Trabalhamos um ano naquela congregação, com o privilégio de concluirmos e inauguramos o templo na localidade, agora com gestão do Pr. Antonio Marrocos Sobrinho, empossado em março daquele mesmo ano. Na solenidade de posse, o Pr. Martim Alves da Silva,  na época Supervisor daquele Campo Eclesiástico, e inúmeros obreiros do estado, participaram do evento inaugural. Em 2009, fomos transferidos para assumirmos a congregação em Pedrinhas, trabalhando ali por dois anos consecutivos. Depois, em 2011, fomos trabalhar à frente da congregação no bairro IPE, cerca de  1,5 Km do centro da cidade. Morava em frente a congregação, lá em 1995 aceitei Jesus como Salvador e atuei como porteiro, professor da EBD, líder de Mocidade, 2º dirigente da congregação, e por último dirigindo-a de 2011 até fevereiro de 2012, quando fui enviado pelo Pr. Martim Alves da Silva para o Campo Eclesiástico de São Miguel-RN, assumindo o pastorado da igreja do Senhor na cidade de Venha-Ver.


2. Quais as maiores dificuldades encontradas no campo?
A maior dificuldade foi a adaptação. Sair do litoral para o Alto Oeste tem suas complexidades, a principal é o fator cultural. Outro fator é o religioso, no sertão o catolicismo é acentuado, com tradições arcaicas e forte preconceito contra a igreja evangélica, em especial a Assembleia de Deus. Apesar das dificuldades, estamos pregando a Palavra de Deus com destemor e muita ousadia!


3. Quais as maiores experiências que marcaram a sua vida?
Tenho algumas experiências marcantes, narrarei uma experiência que tive já em Venha-Ver, quando numa visita doméstica encontramos um ancião com problemas de saúde, sofria do “Mal de Alzheimer”, uma doença degenerativa que compromete as funções cognitivas do individuo. Ele não reconhecia nem interagia com as pessoas, porém falamos de Jesus pra ele, apesar da insistência da esposa em nos alertar do problema. Depois de pregar, olhando nos seus olhos, perguntei: - O senhor quer ser crente? Ele disse “sim!” Repeti a pergunta mais duas vezes, e ele respondeu com firmeza: “Sim, quero ser crente para ir morar no Céu!”. Foi surpreendente, a família ficou admirada com a resposta daquele homem. Hoje, mesmo doente, sempre que o visitamos nos saudamos com a Paz do Senhor Jesus Cristo, e oramos ao Senhor.



4. Vale a pena enfrentar dificuldades para fazer a obra de Deus?
A vida cristã é marcada por dificuldade; e se  viver para Cristo é difícil, trabalhar em prol do Reino muito mais. Apesar de estarmos enfrentando “tempos trabalhosos”, em que a sociedade materialista e relativista enaltece a imoralidade e a conduta contrária aos princípios basilares da Palavra de Deus; tenho gozo na convicção da chamada que me fez o Senhor, capacitando-me para o exercício do ministério pastoral. Portanto, afirmo que vale muito a pena enfrentar todas as dificuldades em prol da obra do Senhor!


5. Como deve ser a postura de líder Cristão nesse tempo de pós-modernidade?
A Bíblia Sagrada é o manual para o líder cristão, ela nos dá as diretrizes para uma liderança eficaz em todas as épocas. Além da leitura constante da Palavra de Deus, a oração nos fortalece através do relacionamento com o Espírito Santo. Com esta prática rotineira – leitura da Bíblia e oração – o crente é conduzido ao desafio diário da aplicação do conhecimento do modelo ideal de conduta, ou  “ortopraxia” – a prática daquilo que conhecemos (o viver o que prega e pregar o que vive). Então, a postura do líder cristão é imitar a vida de Jesus.


6. O que Jamais faltará na administração PASTOR CHARLES?
Apesar de “novato” no ministério pastoral, compreendo que a administração eclesiástica requer um líder fiel. A fidelidade é fundamental em todas as áreas da vida, porém cabe ao pastor a transparência em suas ações e em especial na gestão do bem comum. A administração eclesiástica tem seus objetivos estabelecidos pela Palavra de Deus, o alvo da igreja é ganhar os pecadores para Cristo, porém sem negar assistência aos domésticos da fé – em especial às viúvas e órfãos. Esta é missão primordial da igreja, porém não a final, pois é sabido que a obra é crescente e necessita de investimentos de ordem diversa, entre tantas a financeira, por isso é de suma importância a lisura do líder, tendo seu coração livre da avareza, voltado inteiramente para Cristo.
RESUMO DA OBRA EM VENHA-VER
Desde 23 de Fevereiro de 2012 estamos trabalhando na Assembleia de Deus em Venha-Ver, e Deus tem nos oportunizado produzir alguns frutos ao longo deste tempo. Não há novidade, o trabalho é basicamente pregar o Evangelho, dentro e fora do templo, pelas ruas, sítios, vilas  e comunidades. Dezenas de vidas tem aceitado Jesus Cristo como Salvador, porém infelizmente nem todas permanecem; algumas migram para o sudeste do país em busca de condições melhores de vida, mas sem negar a fé. Em dezembro, promovemos o Congresso Integrado de Jovens e Adultos, com três dias de festa, com assistência de muitas caravanas. Tive o privilégio de realizar em março deste, o nosso primeiro batismo em águas, quando nove irmãos desceram às águas batismais. No último mês, concluímos o Curso Bíblico Discipulado, com mais de vinte alunos matriculados. No aspecto patrimonial, adquirimos dois terrenos, iniciamos a construção de uma congregação (lançamos apenas os fundamentos), reformamos a casa pastoral e construímos dois banheiros para o templo sede. Adquirimos a mobília da igreja. E planejamos continuar com a reforma e conclusão do templo sede nos próximos dias. Oreis por nós!

__________________________________________________________________________
Blog Não é da Conta de Ninguém
Pastor Edinaldo Domingos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar.... Não é da Conta de ninguém!