domingo, 14 de julho de 2013

Esperança em meio à adversidade - Lição 02 da CPAD - Subsídio para a Escola Dominical


ESPERANÇA EM MEIO À ADVERSIDADE
Texto Áureo: Fp. 1.21 – Leitura Bíblica: Fp. 1.12-21

Prof. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Conforme estudamos na lição passada, Paulo estava preso em Roma, 
mas o evangelho não estava em cadeias. Na aula de hoje 
meditaremos a respeito da perspectiva do Apóstolo, que sabia
 discernir o passado, por isso tinha alegria no presente, e o 
mais importante, esperança no futuro. Veremos que as adversidades
 não foram capazes de diminuir a grandeza do evangelho, 
considerado, pelo próprio Paulo, uma boa nova (Fp. 1.12), a 
proclamação da Palavra de Deus (Fp. 1.14), que fora encarnada 
em Jesus Cristo (Fp. 1.18).

1. DISCERNINDO O PASSADO
Paulo não demonstrou autocomiseração em relação a sua adversidade,
 pois mesmo preso, algemado em Roma, não se queixava pela sua
 condição. Ao ponderar a respeito do passado, o Apóstolo põe em 
perspectiva a soberania de Deus. Todas as situações adversas
pelos quais passou não retiraram o foco da direção de Deus
 para a sua vida. Ele sequer culpou alguém, nem mesmo satanás 
como agente das suas lutas. Ao considerar seu passado, Paulo vê, 
em tudo, o propósito divino. Ele foi perseguido em Damasco 
(At. 9.23-25), rejeitado em Jerusalém (At. 9.26-28), esquecido em 
Tarso (At. 9.30), apedrejado em Listra (At. 14.19), barrado por Deus 
em seus projetos (At. 16.6-10), preso e açoitado com varas 
(At. 16.19-26), escorraçado em Tessalônica (At. 17.5,13), preso em 
Jerusalém (At. 21.27,28), e dispensado do campo missionário pelo 
próprio Deus (At. 22.17-21). Mas nada disso deteve o entusiasmo 
do Apóstolo, muito pelo contrário, ele abraçou essas circunstâncias
 como possibilidades. Na verdade, isso tudo funcionou como uma
 abertura para o projeto de Deus em sua vida. O termo prokope, 
em grego, em Fp. 1.12, significa que Deus estava abrindo caminhos,
 através da adversidade, para o progresso do evangelho. A perspectiva
 cristã, em relação ao sofrimento, é diferente daquela 
divulgada pela sociedade contemporânea. As pessoas não 
querem mais sofrer, elas não admitem passar por aflições. Mas 
Jesus não prometeu isenção de sofrimento para os seus discípulos, 
muito pelo contrário (Jo. 16.33). Paulo também adverte Timóteo, 
o jovem pastor de Éfeso, quando às adversidades pelas quais
 passariam todos aqueles que seguem piedosamente a Cristo 
(II Tm. 3.12). As adversidades, em várias ocasiões, são meios 
usados por Deus para forjar o caráter dos seus servos para obras 
maiores que esses deverão desenvolver. Nas palavras do belo 
hino da Harpa Crista: “os mais belos hinos e poesias foram escritos 
em tribulação, e do céu as lindas melodias, se ouviram na escuridão” 
(HC 126).

2. CONVICÇÃO NO PRESENTE
Paulo não se deixou conduzir pelas adversidades, seu olhar não estava
 centrado no passado. O presente também não lhe causava desânimo,
 pois ele via o presente como oportunidade para a evangelização 
(Fp. 1.13). Ao invés de enfocar suas adversidades, Paulo via, no 
sofrimento, uma maneira de contribuir para a difusão da Palavra
 de Deus. A história dos avivamentos comprova que os maiores
 despertamentos espirituais da igreja ocorrem justamente em meio
 à perseguição. Por isso, a prisão de Paulo em Roma não foi capaz 
de deter a força poderosa do evangelho de Jesus Cristo. A própria 
guarda pretoriana fora alcançada através dos sofrimentos de Paulo
 na prisão, até mesmo os demais membros do palácio (Fp. 1.13).
 A situação de Paulo, como costuma acontecer em tempos de
 perseguição, estimulou os irmãos a falarem com ousadia a 
Palavra de Deus (Fp. 1.14,16). Mas não era propriamente as 
adversidades do Apóstolo que motivava os crentes de filipos, 
era o próprio Senhor Jesus que assim O fazia. Naquele tempo 
muitos estavam pregando o evangelho com “boa vontade e por amor”.
 Eles não pregavam a si mesmos, uma mera filosofia humana, mas
 Cristo, morto e ressuscitado (Fp. 1.15-18). Evidentemente nem 
todos tinha as intenções corretas para pregar a Cristo, alguns deles 
pregavam a doutrina certa, mas por motivo errados. Isso também
 acontece atualmente, não poucos estão pregando a Cristo, 
o revelado nas páginas do evangelho, mas não por amor aos 
pecadores, antes ao lucro. Há até os que pregam por inveja e 
contenda, por autopromoção, para serem vistos pelos outros,
 para aparecerem. É paradoxal, e, às vezes, perturbador, reconhecer 
que essas pessoas levam a mensagem certa, condizente com a ortodoxia
 bíblica, mas que não vivem o que pregam, não têm ortopraxia. 
Mas como esses não estavam deturpando a mensagem, o evangelho,
 Paulo não os censura, diferentemente daqueles que se infiltraram 
na Galácia (Gl. 1.7-9). O Apóstolo não se abala com aquela situação
 porque não se deixa conduzir pelas vaidades humanas. Ele não
 está preocupado se vai perder mais ou menos espaço no ministério.
 Isso porque o que interessa mesmo para Paulo é que Cristo fosse
 pregado, que a mensagem do evangelho fosse anunciada. Essa é
 uma lição para as disputas entre os pregadores nos dias atuais, que 
querem aparecer mais do que Cristo, diferentemente do que defendeu
 João Batista (Jo. 3.30).

3. ESPERANÇA NO FUTURO
Paulo contemplava o futuro pelos olhos de Deus, por isso,
 conforme já destacamos anteriormente, não tinha ressentimentos 
em relação ao passado. Muito pelo contrário, era mesmo capaz de
 se alegrar, e viver o presente com gozo espiritual. Ele estava certo de
 um futuro promissor, não necessariamente neste tempo, mas no futuro, 
em Deus (Fp. 1.19-21). Paulo não é adepto do estoicismo, doutrina 
filosófica que se compraz no sofrimento. Ele está preso, e deseja
 sair da prisão, tem expectativa quando a sua libertação (Fp. 1.19).
 A oração da igreja motiva a confiança do Apóstolo na sua liberdade.
Ele sabe, consoante ao que diz Tiago, que a oração do justo pode 
muito por sua eficácia (Tg. 5.16). Deus usará os homens para coloca-lo 
em liberdade, mas isso acontecerá por uma obra soberana 
do Espírito Santo. É maravilhoso testemunhar os avanços da obra 
de Deus na vida de um homem ou mulher que olha para o futuro.
 Um dos principais problemas nas igrejas é justamente esse, há pessoas,
 inclusive líderes, que focam apenas o presente. As disputas, não
 poucas vezes, estão alicerçadas em interesses meramente terrenos.
 Mas Paulo está olhando para o futuro, ele tem esperança, em grego,
 apokaradokia, que significa “mirada fixa em um objeto de desejo”.
 Trata-se de uma esperança intensa, direcionada para um foco
 preestabelecido, ignorando outros interesses. A maior preocupação
 do Apóstolo é a de não ser envergonhado diante de Deus, ele trabalha 
para glorificar a Cristo em seu corpo (Fp. 1.20). Ao contrário do que 
muitos estão fazendo hoje em dia, não estava preocupado em construir
 seu próprio império. Ele sabia a razão pela qual estava atuando no
 ministério de Cristo, fora comprado por alto preço, para glorificar 
Cristo em seu corpo (I Co. 6.20). A glória de Deus deve ser a 
principal motivação de todo obreiro da seara cristã, Paulo quer glorificar

 a Cristo em sua vida, e se necessário for, na própria morte.

CONCLUSÃO
Essa atitude de Paulo é justificada porque, para ele, o viver é Cristo,
 não o dinheiro, ou os bens terrenos, o sentido da vida é o próprio 
Cristo. Por esse motivo morrer é lucro, ele não está apavorado, como 
acontece com o homem moderno, com a possibilidade da morte 
(Fp. 1.21). Para o cristão, a morte não é o fim, mas o descanso 
das fadigas (Ap. 14.13), é ser aperfeiçoado para entrar na glória
 (Hb. 12.23). A morte não é motivo de pavor para aqueles que 
militam na obra de Deus, pois esta, ao chegar, é bela aos olhos de
 Deus (Sl. 116.15).

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