domingo, 1 de abril de 2012

8 anos sem o Pr. João Ferreira - EX Presidente da Convenção Gaúcha




Em março de 2004, há 8 anos atrás falecia  no Rio Grande do Sul  o Pastor João Ferreira Filho. Quero trazer nesta oportunidade a biografia  deste servo de Deus, com o objetivo de tornar conhecido de todos  algumas  informações importantes da sua trajetória ministerial. 




.  O Pastor João Ferreira era natural de Pau do Ferros - Rio Grande do Norte. Ao completar 18 anos de idade, alistou-se na Marinha em Natal, onde começou sua carreira militar. De Natal saiu para estudar na Marinha de Guerra do Rio de Janeiro. Em 1947 foi transferido para a cidade de uruguaiana no estado do Rio Grande do Sul. Após quatro anos trabalhando em Uruguaiana, foi impactado pela  forte chamada ministerial ao ponto de abandonar a promissora carreira militar para se dedicar integralmente ao Evangelho. Casou-se com Gessy de Vlieger Ferreira em 1951, teve 5 filhos: Gerson, Gilson, Gilvon, Ilizete e Iolete. Pastoreou  diversas igrejas no Estado, tais como: Santo Ângelo, Tupanciretã, Santa Maria, São Sepé, Ijuí e finalmente Porto Alegre. Foi por 24 anos Presidente da Convenção do RS, sendo o primeiro brasileiro a ser presidente da igreja Gaúcha, que foi por setenta e quatro anos dirigida pelos missionários suecos, Gustavo Nordlund e Nils Taranger. Presidiu  a UMADESUL, foi também Vice Presidente da CGADB.

                              

 A igreja que maior tempo dirigiu foi na cidade de Ijui, onde foi Pastor  durante 27 anos, época  que  a igreja experimentou um glorioso crescimento em numero de membros, na ampliação da obra social com o Lar Bom Abrigo, como também em construções de templos nos bairros e nas cidades vizinhas. Em Ijuí o seu filho mais velho, o advogado Gerson Ferreira, foi Vereador, Vice Prefeito e em 1994 foi Prefeito pelo PDT. Ao deixar Ijuí assumiu a "igreja mãe" Porto Alegre, onde desenvolveu um profícuo  ministério espiritual e social. Recebeu o Titulo de Cidadão de várias cidades, inclusive de Porto Alegre. Permaneceu como Presidente até ao ano de 2003, quando em razão do seu debilitado estado de saúde, iniciou o processo de transição, sem levar em contas interesses pessoais, mas visando tão somente o bem estar da obra de Deus. Este ato sublime foi aclamado como um "Ato Heróico" por todos os pastores do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil. Após passar o cajado para o Pr. Ubiratan Job, jubilado voltou a residir em Ijuí e em meio ao tratamento médico de insuficiência renal crônica, faleceu em março de 2004, aos 75 anos.


Pastor Edinaldo Domingos e Pastor João Ferreira


Tínhamos fortes laços de amizade e parentesco com o Pr. João Ferreira, pois o mesmo era irmão da minha sogra irmã Madalena Ferreira Pontes e tio da  minha esposa. Juntamente com irmã Claudia fizemos 3 viagens ao Rio Grande do Sul, em visita ao Pr. João Ferreira, o mesmo tinha muita satisfação nestas visitas, e com muito  prazer nos apresentava como seus familiares, entregando o púlpito da igreja sede em Ijuí para pregarmos. Fizemos amizades em Ijuí e Porto Alegre, destaco o amigo Pr. Geraldino Silva, atual presidente da AD em Erechim-RS, que me levou para pregar em muitas congregações de Porto Alegre,  Pr. Vilmar e Pr. Argemiro, que me deu a oportunidade de pregar na cidade de Augusto Pestana - RS e hoje é o Pastor da AD em Ijuí-RS e especialmente a Tia Gessy,  Nena e toda família do Pastor Ferreira. Saudades!


Pr. Edinaldo Domingos e Pr. Geraldino de Erechim - RS



.






4 Comentário Feitos



Patricia Galis Disse:

Tem pessoas que marcam a nossa vida, o que nos conforta é sabermos que foi um grande servo de Deus, e que seu galardão esta guardado para um dia estarmos todos juntos na glória


__________________________________________________________________

A paz do Senhor,
Agradeço ao nobre companheiro pela visita e comenmtário em nosso humilde blog.
Deus te abençoe e te prospere a cada dia.
Abraços
Pr. Jairo ELin
(coloquei seu blog em minha lista de blogs)



_______________________________________________________________________ 


Waldir Disse:

Homem de fé, combateu o bom combate, agora repousa entre os santos, e se formos fieis um dia estaremos junto dele, bela homenagem

________________________________________________________________________


Pati Disse:

Compartilho o que a minha xará querida disse...dessas convenções da AD eu só conheço o sr Jose Welligton
Pastor obrigada por seu comentário e por me oferecer o selo do seu blog, eu tb fiz um sinta-se a vontade em receber. Grande abraço e que a graça de Cristo esteja a cada dia na sua vida. 

___________________________________________________________________________





Faça o seu comentário também

.

2 comentários:

  1. Um grande homem de Deus. Sua vida era uma aula de ricos ensinamentos.Muito aprendi, só de observa-lo. Considero-me uma privilegiado por tê-lo ouvido.

    ResponderExcluir
  2. Muitas saudades do pastor João Ferreira sou de São Sepé na época era pequena lenbro da irmã Jesi me dando presente de Natal

    ResponderExcluir

Pode comentar.... Não é da Conta de ninguém!